
Prefeitos do Piauí aprovaram, na manhã desta quinta-feira (23), o limite de R$ 350 mil para a contratação de shows artísticos pelos municípios do estado. O teto deve ser mantido pelo período de dois anos.
Segundo a Associação Piauiense de Municípios (APPM), os valores pagos em cachês estavam crescendo significativamente, sem uma “justificativa plausível”.
A APPM apontou que as contratações ocorriam de forma desordenada, sem padronização e com variação de preços para a mesma atração em diferentes municípios, o que provocou questionamentos de órgãos de controle.
Com o estabelecimento do teto, a associação afirmou que os municípios poderão realizar festividades com os mesmos artistas, sem comprometer as finanças municipais nem os serviços básicos ofertados à população.
“Essa conquista é fruto de um movimento iniciado no Nordeste e levado à Brasília no início do ano. Após meses de diálogos e alinhamentos, chegamos a uma solução equilibrada, garantindo critérios mais justos, transparência e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que preservamos a alegria e a cultura das nossas comunidades”, comentou o presidente da APPM, Pompílio Evaristo Lira.