Piaui em Pauta

-
-
Prefeitura de Teresina decreta

Prefeitura de Teresina decreta situação de emergência por falta de combustível.

Publicada em 28 de Maio de 2018 �s 09h09


O prefeito de Teresina, Firmino Filho, decretou situação de emergência devido a falta de combustível na cidade, na noite desse domingo (27). A medida é devido aos reflexos da greve dos caminhoneiros, que reduziu a frota de transporte público em 50% e deixou 95% dos postos sem combustível no estado. Um comitê de gerenciamento de crise foi formado para tentar manter serviços essenciais à população.

» Siga-nos no Twitter


Consumidores tentam armazenar combustível em Teresina (Foto: Roberto Araújo/G1)

De acordo com o decreto, os outros serviços públicos essenciais que serão mantidos referem-se à Saúde, à Educação e à Coleta de Lixo. O Comitê criado tem o objetivo de propor ou adotar medidas preventivas ou reparatórias, administrativas ou judiciais, para garantir a manutenção desses serviços.

“Na saúde existe um estoque para atendimento, há um planejamento para que até quinta-feira (31) não tenhamos dificuldade. Por isso nossa preocupação para que se resolva logo. Quanto ao transporte público, só há combustível para que os ônibus possam rodar hoje até meio dia”, informou o secretário municipal de governo, Charles da Silveira.

Apesar do decreto, as aulas em escolas municipais foram mantidas. “Hoje temos combustível ainda para que o transporte escolar aconteça normalmente. Mas vamos avaliar na tarde de hoje para saber a possibilidade do funcionamento amanhã”, afirmou Charles da Silveira.


Ônibus abastecem com diesel em postos comuns, neste domingo (27) (Foto: Roberto Araújo/G1)

Para tentar amenizar a situação do transporte público, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) está cadastrando veículos particulares que possam fazer transporte remunerado de emergência. Os interessados devem se dirigir à Strans, na Avenida Pedro Freitas 1227, bairro Vermelha.

Universidades suspendem aulas
As três universidades públicas do Piauí e mais duas faculdades particulares de Teresina anunciaram a suspensão das aulas desta segunda-feira (28). A reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunicou que as atividades administrativas, bem como aquelas consideradas essenciais e que garantem a manutenção da instituição serão mantidas.

A UFPI informou que vai publicar até o final da tarde desta segunda-feira (28), mediante avaliação do cenário nacional e local, novo comunicado sobre o funcionamento para os demais dias da semana. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) comunicou que somente as atividades administrativas vão funcinonar nesta segunda-feira (28).

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) comunicou a suspensão das aulas nos campi de Teresina, Piripiri, Picos, Angical e Cocal. Os demais polos funcionarão normalmente.

TERESINA
Tags: Prefeitura de Teresi - O prefeito de Teresi

Fonte: globo �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)