A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul - SDU Sul, havia elaborado um projeto de reforma para o Mercado da Piçarra para ser executado com recursos do Orçamento Geral da União por indicação de uma emenda parlamentar de um deputado federal do Estado. Por conta do fato dos recursos da emenda não terem sido empenhados pelo Governo Federal, a Prefeitura está concluindo um novo projeto de melhorias para o mercado, desta vez, a reforma será realizada com recursos próprios do município.
Nesse novo projeto será feita a reforma dos banheiros inclusive com a construção de banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, será construído a casa de lixo que vai permitir armazenar, de forma mais eficiente, os resíduos sólidos produzidos pelos permissionários do mercado. Outra melhoria será a recuperação das calhas do teto do mercado, com isso, solucionando de forma definitiva os problemas de infiltração que ocorre no período chuvoso.
Outro serviço que vai ser realizado na reforma será a pintura interna e externa do mercado, melhorando o aspecto visual do local que é bastante tradicional e frequentado. Segundo a gerente de obras da SDU Sul, Márcia Muniz, os serviços que serão realizados no mercado são os mais urgentes e que são uma solicitação dos comerciantes do espaço. Segundo a gerente, serão investidos aproximadamente R$ 90 mil para a realização do serviço que trará melhores condições aos comerciantes e frequentadores daquele centro comercial.
Mercado da Vermelha
Outro mercado também tradicional e que será recuperado e ampliado pelo prefeito Elmano Férrer é o mercado da Vermelha. O Projeto de reforma já foi enviado para licitação. O projeto inclui a troca das instalações elétricas e reparos na parte hidráulica. Também está previsto a pintura e reparos no revestimento.
Já a ampliação vai permitir criar três espaços. Um exclusivo para os comerciantes de carnes, um segundo espaço para os vendedores de cereais, e outro para frutas e verduras.
A grande novidade da ampliação ficará por conta da praça de alimentação que terá um espaço mais adequado para os comerciantes e para as pessoas vem sempre se alimentar no mercado. Também será construída a casa de lixo para o melhor controle dos resíduos produzidos no local, banheiros e pias de inox nos boxes dos comerciantes de carnes.