Publicada em 18 de Março de 2013 �s 17h33
Foi com o auditório lotado que a comunidade escolar do CEEP Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (Premen Sul) se reencontrou e deu início a mais um ano letivo na nesta segunda-feira (18). Uma palestra motivacional, ministrada pelo membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBBNEC), Franklin Tavares, ganhou a atenção de todos e serviu como um estímulo a mais para pais, alunos e professores.
Foco
Sob a direção do professor Valdir Soares, que possui uma ampla experiência como gestor da educação, a escola abriu as portas para os cerca de 1.300 alunos após uma proveitosa semana pedagógica com os professores, seguida de reunião com pais. "Queremos incentivar a vontade, competência e respeito que sabemos que cada um deles tem. Estamos desenvolvendo um trabalho sério, como foco no aluno, e vamos, todos juntos, ajudá-los a se tornarem vencedores", disse o diretor, que acredita que os jovens precisam de quem os incentive, mostrando a vida de uma forma diferente.
Palestrante há mais de 15 anos, Tavares enfatizou que só fala em vencedores na vida. "Ninguém fala de derrotados", explicou. Através de vídeos, músicas e dinâmicas, ele mostrou à comunidade escolar como ter um foco pode fazer grande diferença na vida de um cidadão. "A frustração surge quando não se tem foco", esclarece.
Respeito mútuo
Para a coordenadora pedagógica da escola, professora Sueli Mendes, o primeiro dia de aula tem que ser diferente. Pensando nisso, e em uma maneira a mais para incentivar os jovens, decidiram pela atividade que deixa uma reflexão a todos. "Temos como proposta de trabalho mudar a cara da escola, trazendo a família para perto, porque entendemos que essa aproximação é importante para os jovens", destacou a educadora, ao falar que nessa nova fase, a escola deve ser compartilhada e o trabalho feito em equipe. Sobre a atividade que deu início ao ano letivo, a coordenadora enfatiza que, partindo desse aprendizado, os alunos passam a ter mais respeito a si próprios e para com os professores e colegas. "Eles vão estudar para serem vencedores", exclamou.
Estímulo
A dona de casa Maria Elizabete tem três filhos. O mais velho, Eric, acaba de concluir o Curso Técnico em Radiologia no Premen Sul. As gêmeas de 15 anos, Érica e Élida, começam hoje, juntas, a cursar o 1º ano em Análises Clínicas. Maria era uma das centenas de mães que participaram felizes e esperançosas, do evento, que segundo ela, serve como estímulo para as filhas e para a família. "Estou muito feliz com a escola que estou deixando minhas filhas, porque aqui elas vão aprender além das disciplinas, vão aprender para a vida", comemorou a mãe.