Piaui em Pauta

-
-
Presidente busca soluções para

Presidente busca soluções para campus da UFPI no interior.

Publicada em 03 de Setembro de 2015 �s 13h27


 O líder da bancada federal do Piauí, senador Elmano Ferrer (PTB) e o reitor da Universidade Federal do Piauí, Arimateia Dantas, trataram sobre a implantação da UFPI em Esperantina e Oeiras, com o ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, umas das reivindicações do presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (PMDB), neste ato representado pelo deputado Evaldo Gomes (PTC).

» Siga-nos no Twitter

Na audiência eles analisaram estratégias eficazes para atender a necessidade de cursos população daquela região. “Volto a dizer que as discussões sobre o benefício educacional na cidade é resultado de uma articulação que vem sendo feita já há algum tempo entre a Assembleia Legislativa e a UFPI. O pólo de Esperantina deverá beneficiar 13 municípios da região norte do Estado e mais seis municípios maranhenses. Esta implantação é importante para a cultura do Piauí", afirmou o deputado Themístocles Filho.

Desde 2013 o presidente da Alepi luta pela implantação destes campi na região, mas a previsão para a instalação era para 2016, porém, com este momento na economia brasileira, foi preciso readequar a proposta inicial. Para atender a demanda atual não será mais a instalação de dois campi e sim a extensão da Universidade Federal com cursos oferecidos tanto em Oeiras quanto em Esperantina. “Na realidade estamos pensando em melhorar cada vez mais o estado do Piauí e por isso temos que pensar em alternativas que sejam viáveis para proporcionar mais educação”, pontua o presidente da Alepi.
Durante a reunião o ministro analisou que o mais viável, com perspectiva para 2017, é realizar estudos para analisar os cursos que serão mais necessários para a região, que efetivamente terão mais interessados.

Recentemente o ministro da educação teve audiência com o governador do estado, Wellington Dias, e com a secretária de educação, Rejane Dias o qual confirmou a inclusão das instalações dos campi no novo Plano Nacional de Expansão da Educação Superior. Na audiência desta quarta também garantiu a inclusão da extensão da Universidade Federal do Piauí nas cidades de Esperantina e Oeiras, o mais rápido possível.

Nayanne Miranda - Edição: Katya D'Angelles
Tags: Presidente busca sol - O líder da bancada

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI