Piaui em Pauta

-
-
Presidente nacional do PSDB va

Presidente nacional do PSDB vai propor criação de prêmio para homenagear Firmino Filho.

Publicada em 08 de Abril de 2021 �s 09h20


O PSDB anunciou nesta quarta-feira (7) que o presidente nacional do partido, Bruno Araújo irá propor a criação do Prêmio Nacional Prefeito Firmino Filho, em homenagem ao ex-gestor de Teresina que foi encontrado morto nessa terça (6). A proposta será apresentada na próxima reunião da executiva nacional do PSDB.

» Siga-nos no Twitter

Em nota, o partido informou que o prêmio será entregue em reconhecimento ao prefeito de capital com o trabalho mais relevante voltado para a educação pública em seu município.

“Uma homenagem mais do que justa a um líder que fez da educação pública um exemplo a ser seguido em todo o país”, comunicou o PSDB.

Prefeito ‘Criança’

Firmino Filho era conhecido como ‘Prefeito Criança’, por conta dos projetos desenvolvidos durante a sua gestão na área da educação.

Ele recebeu por quatro vezes o prêmio de Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq pelos direitos da Criança e do Adolescente. O projeto tem como objetivo mobilizar, engajar e apoiar os gestores públicos e suas equipes a planejarem e executarem ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Em 2020, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Teresina foi colocada como a capital com a melhor educação pública do país. Essa foi a segunda vez que o município atingiu a maior nota do ensino fundamental.

Por ser conhecido como 'Prefeito Criança', em uma das missas celebradas em homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho após a sua morte, familiares e amigos cantaram a música 'Aquarela' e soltaram pipas.

Morte na capital

O corpo de Firmino Filho foi encontrado na entrada do prédio do Tribunal de Contas da União (TCU), na Zona Leste da capital, onde o ex-prefeito era servidor de carreira.

Segundo a assessoria de Firmino, ele teria caído do 14º andar do edifício. A informação ainda não foi confirmada pela polícia, que investiga se a causa da morte foi suicídio.

O diretor do Instituto de Medicina Legal (IML), Antônio Nunes, informou que o laudo sobre a morte será elaborado em 10 dias.

Despedida

Durante toda a madrugada, o corpo do ex-prefeito foi velado e saiu em cortejo em um caminhão do Corpo de Bombeiros pelos principais bairros e ruas de Teresina.

Para o cortejo foram escolhidos alguns trajetos nas quatro zonas da cidade. Apenas a Zona Rural ficou de fora. Desde o início do cortejo, por volta das 8h15, várias pessoas prestaram as últimas homenagens.

Na tarde desta quarta (7), o ex-gestor foi enterrado sob aplausos, honras de estado e homenagens. O corpo dele foi enterrado no jazigo da mãe, Lindalma Soares, em um cemitério na BR-343, na capital.

Tags: Presidente nacional - O PSDB anunciou

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)