
O primeiro dia de vacinação de idosos acima de 90 anos contra a Covid-19 aconteceu de forma tranquila, com filas longas, mas de pouco tempo de espera. A vacinação aconteceu na modalidade drive-thru em quatro pontos espalhados pela capital. Veja a lista com endereços dos pontos de vacinação abaixo.
Entre as 15h e 16h desta terça-feira (9), a equipe do G1 percorreu os quatro pontos de vacinação de Teresina. As maiores filas foram registradas no ponto de vacinação Zona Sul, localizado no Centro Universitário Santo Agostinho, no bairro São Pedro.
De acordo com pessoas que levaram seus familiares idosos para serem vacinados, o tempo de espera na fila chegou a cerca de 20 minutos. Por volta do meio-dia, o tempo de espera alcançou os 40 minutos. Da coleta de dados até a vacinação o tempo do atendimento é em média quatro minutos.
Segundo o levantamento parcial feito pelo G1, para o ponto de vacinação da Zona Sul foram enviadas em média 600 vacinas, segundo a equipe de vacinação, foram aplicadas durante todo o dia cerca de 400 doses. Na Zona Leste, a estimativa é de que 240 doses foram aplicadas. O ponto da Zona Sudeste registrou em torno de 200 aplicações de doses. Na Zona Norte foram aplicadas em torno de 400 doses.
O contabilista Thiago Weller Soares levou o avô Leocádio, de 102 anos, para ser vacinado no ponto da Zona Sul. Ele disse que a vacinação aconteceu de forma organizada e rápida. "A gente ficou um pouco preocupado com o trânsito, mas está bem organizado. Acho que o pessoal está bem consciente quanto à ordem da fila. É uma esperança que se renova", contou.
Nova fase de vacinação
Idosos com 90 anos ou mais, residentes na capital poderão receber a vacina. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os pontos estarão localizados em diferentes zonas da capital, das 9h às 17h (Confira a lista abaixo).
Para garantir a dose, é preciso que o idoso apresente um documento de identificação com foto e a data de nascimento para a comprovação da idade, CPF ou cartão do SUS.
Os idosos acamados que estiverem cadastrados no programa Estratégia Saúde da Família, por meio dos agentes comunitários de saúde, receberão a vacina em casa.
A Fundação Municipal de Saúde recebeu mais 4670 doses da Coronavac nesta segunda-feira (8). Nesta fase da campanha, o município pretende vacinar 2.460 idosos com 90 anos ou mais. Até o momento, apenas os idosos que moram em abrigos estavam sendo imunizados.
Além dessa faixa etária, os profissionais de saúde de Teresina continuam sendo vacinados. Dos 36 mil profissionais de saúde atuando na rede pública e particular, cerca de 20 mil já foram vacinados.
Veja os pontos de vacinação abaixo:
Zona Norte
Universidade Estadual do Piauí - Campus Torquato Neto (bairro Pirajá)
Zona Leste
Centro Universitário Uninovafapi (Planalto Uruguai)
Zona Sudeste
Faculdade Estácio (bairro São João)
Zona Sul
Centro Universitário Santo Agostinho (São Pedro)