Piaui em Pauta

-
-
Processos trabalhistas diminue

Processos trabalhistas diminuem no Piauí após novas regras da reforma trabalhista.

Publicada em 01 de Agosto de 2018 �s 18h08


Os processos trabalhistas diminuíram no Piauí após as novas regras da reforma trabalhista, apontou o levantamento do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região. De acordo com os dados, entre janeiro e junho de 2017 foram registrados 15.471 processos, enquanto em 2018 o número caiu para 9.503, representando uma redução de 38%.

» Siga-nos no Twitter

De acordo com o professor de direito trabalhista da Universidade Estadual do Piauí, Carlos Wagner Cruz, a redução reflete o medo do trabalhador de entrar na justiça contra o patrão após a reforma trabalhista.

"Antes o trabalhador tinha direito à Justiça do Trabalho de forma totalmente gratuita, hoje com a reforma ele passa a concorrer com os riscos do processo, ou seja, mesmo beneficiado da justiça gratuita ele pode ser condenado a pagar os honorários do advogado da empresa", explicou.

É o caso de uma trabalhadora, que preferiu não ser identificada. Ela relatou que após o desligamento de uma empresa de telemarketing teve problemas e deixou de procurar a Justiça por conta das mudanças.

“Quando fui sacar meu saldo rescisório vi que não tinha nada. Na homologação descobri que fizeram vários descontos no meu salário, como um desconto de 567 reais de vale transporte. Eles disseram que se eu perdesse a causa o valor, que eles iam calcular para minha multa de indenização, eu ia ter que pagar 20% dele", contou.


Apesar das modificações, o professor Carlos Wagner Cruz afirmou que o trabalhador não deve ficar intimidado ao se sentir lesado em relações trabalhistas. "Não se deve deixar de procurar a Justiça, mas há de se ter mais cuidado", recomendou.
Tags: Processos trabalhist - processos trabalhist

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI