Publicada em 18 de Março de 2015 �s 09h54
O Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart) presta homenagem aos artesãos, nesta quinta-feira (19), por conta do Dia do Artesão. O Prodart, em parceria com a Prefeitura de Teresina, vai realizar um grande evento, com apresentação artística e cultural, além de um almoço e uma missa para os artesãos.
De acordo com o diretor do Prodart, Jordão Costa, um dos artesãos homenageado é José Alves de Oliveira, conhecido como Mestre Dezinho, que é considerado o precursor da arte santeira no Estado do Piauí. Natural de Valença do Piauí, o mestre fez de tudo um pouco; trabalhou na roça, foi marceneiro, e o trabalho com a madeira começou aos 18 anos, mas o gosto por ela começou muito antes; ele cresceu vendo seu pai, que era carpinteiro, trabalhar com a madeira, moldando as mais diversas peças, como portas, janelas, móveis, etc. O próprio Dezinho quando criança já usava pequenas facas e canivetes para esculpir pequenas peças figurativas de madeira.
“Quando terminei, o padre Carvalho convidou o arcebispo D. Avelar para ver as peças esculpidas na madeira. (...) Eu fiquei bastante nervoso tentando imaginar o que ele estaria pensando sobre aquelas ‘caras de pau’ feito santos. Fiquei aliviado quando ele me cumprimentou e parabenizou dizendo que eu era um escultor. Eu quis saber o que era escultor. Ele disse que era um artista que fazia as semelhanças de uma pessoa em madeira ou em pedra; e que se eu continuasse assim, ia ser um segundo Aleijadinho” (Dezinho, 1999, p. 66).
Segundo Jordão Costa, atualmente, o Prodart tem 29 cooperativas e associações cadastradas e um total de 4.036 artesãos. A meta é qualificar esses profissionais com a realização de cursos voltados para a área e transformar o Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense em uma Coordenadoria.
Com o apoio do Prodart, os artesãos participam de feiras e eventos em todo o país e, em razão da qualidade, originalidade e beleza das peças, a produção é praticamente toda comercializada. Neste cenário, alguns artistas têm sua produção exportada para outros países. A meta é trabalhar ações que envolvam artesãos de todos os municípios.
“Para essa celebração, haverá a presença de artistas dos outros municípios de Teresina, a meta do Prodart é qualificar os artesãos. Além dessas ações, estaremos retornando em setembro com o Salão de Arte Santeira”, afirma Jordão.
Neste ano, Jordão anuncia que o Prodart estará presente nos principais eventos do Piauí e do Brasil, como Cidade Junina, Festival de Inverno, V Feira de Artesanato de Bordado e Rendas, Feira do Artesanato Mundial, Arraial dos Artesãos, XVI Fenearte, Salão de Arte Santeira, São João das Cidades, XXXIX Encontro de Folguedos, Salão de Turismo, Feira de Artesanato Art e Praia, Cachaça Fest, 8° Salão Internacional de Artesanato, Casa Piauí Design, Festival da Uva, 26ª Feira Internacional de Artesanato - Mão de Minas, Natal, Festival Cultural de Oeiras, Réveillon no Litoral, Projeto Saber Fazer – Arte do Piauí.
Programação do evento
9h - Abertura do Dia do Artesão 9h30 - Missa 10h40 - Pronunciamentos do Governador e Prefeito 11h30 - Apresentações culturais 12h30 - Almoço