Piaui em Pauta

-
-

Professor da Uespi recebe bolsa do CNPq como um dos pesquisadores mais produtivos

Publicada em 30 de Janeiro de 2014 �s 17h38


O docente da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto, Laécio Cavalcante, obteve aprovação e será o primeiro professor da Uespi a receber a bolsa produtividade, concedida pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), aos docentes mais produtivos do Brasil.

Laécio Cavalcante é professor de Química da Uespi e desenvolve pesquisas no Núcleo Interinstitucional de Estudos e Geração de Novas Tecnologias para o Fortalecimento do Arranjo Produtivo Local do Babaçu (Geratec). Atualmente faz pesquisas com materiais inorgânicos, tendo como principal objetivo a análise estrutural/eletrônica e investigação das propriedades fotoluminescentes e fotocatalíticas destes materiais.

O professor fez uma descoberta científica inédita sobre o crescimento de prata metálica na superfície de cristais de tungstato, composto químico da cerâmica, que pode ser usado na odontologia e no desenvolvimento de censores eletrônicos. O estudo, que envolveu um grupo de pesquisadores brasileiros, foi publicado como uma das maiores descobertas científicas da atualidade.

Segundo o professor a bolsa “PQ-2”, com duração de 36 meses, aprovada e concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), refere-se a um projeto de pesquisa atual que será desenvolvido na área de “química ambiental” com foco na degradação de corantes orgânicos e têxteis.

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir  trabalhos e valorizar produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. “Para mim é uma realização dos estudos que faço há dez anos, além de dar à  Uespi  maior visibilidade em pesquisa, o que incentivará a pretendida implantação do mestrado em Química na instituição”, explica Laécio.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)