Piaui em Pauta

-
-
A tecnologia é apropriada para geração de renda e emprego da mão de obra rural n

Professor da Uespi tem tecnologia adotada pelo Programa Brasil Sem Miséria

Publicada em 17 de Junho de 2013 �s 15h45


  												Prof. Firmino Barbosa da CCA da Uespi						 (Foto:Ascom Uespi)					Prof. Firmino Barbosa da CCA da Uespi (Foto:Ascom Uespi)

O Sistema Alternativo de Criação de Aves Caipiras (Sacac), desenvolvido pelo professor Firmino José Vieira Barbosa, do Centro de Ciências Agrárias do Campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), foi adotado pelo Programa Brasil Sem Miséria (PBSM), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Brasileiro, como tecnologia apropriada para geração de renda e emprego da mão de obra rural na região Nordeste, principalmente no Semiárido.

O Sacac que foi desenvolvido no ano 2000, com apoio de alguns pesquisadores do Núcleo Temático da Agricultura Familiar da Embrapa Meio-Norte, deu grande visibilidade ao nosso Estado por ser uma tecnologia genuinamente piauiense. Além de instituições de serviços como o Sebrae-PI e Senar-PI, várias outras adotaram nos seus programas de desenvolvimento, em níveis municipal e estadual. Até agora, duas versões do Sistema foram editadas, uma em 2001 e outra em 2007.

A grande preocupação do professor Firmino Barbosa, que atualmente se encontra dirigindo o Centro de Ciências Agrárias da Uespi (CCA), é que a discussão que ocorrerá em Teresina com as presenças de instituições de outras unidades da Federação, será em torno da edição de 2007, que está de certa forma desatualizada.

“De 2007 para cá, vários trabalhos de conclusão de curso (4), de iniciação científica (11), de extensão universitária (9), de monografia (1), de dissertação de mestrado (3) e de tese de doutorado (2), foram desenvolvidos. Isto mostra que houve uma grande evolução na tecnologia e deixar que um analista do setor de transferência de tecnologia da Embrapa Meio-Norte, que não acompanhou tais mudanças apresente o Sacac para discussão poderá resultar em distorção tecnológica. A versão 2012/2013, do Sacac não foi ainda editada por questões meramente gerenciais, no entanto, no menor espaço de tempo possível a Uespi pensa em fazer o lançamento”, alegou o professor Firmino Barbosa.

Ainda segundo o diretor do CCA / Uespi, as atividades de pesquisa e transferência de tecnologia estão sendo transferidas para o Centro de Ciências Agrárias da Uespi, em União, com a implantação da plataforma do Núcleo de Conservação de Galinhas Naturalizadas do Meio-Norte, por meio do apoio do Banco do Nordeste do Brasil e do CNPq.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)