Piaui em Pauta

-
-
Neymar, enfim, está feliz na C

Professora agredida em protesto na Alepi passa por cirurgia e ficará afastada por 90 dias.

Publicada em 25 de Junho de 2018 �s 06h39


A professora Patrícia Andrade, que fraturou o fêmur após ser empurrada no protesto na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na última quinta-feira (21), passou por cirurgia e ficará afastada por 90 dias para recuperação. A professora falou ao G1 sobre o ocorrido.

» Siga-nos no Twitter

De acordo com Patrícia, um empurra-empurra de seguranças e policiais militares que acompanhavam os deputados nas proximidades do plenário da Alepi teria derrubado alguns manifestantes, dentre os quais, ela, que terminou fraturando o fêmur.

“Eu estava lá, mas um pouco afastada, quando seguranças e policiais saíram empurrando as pessoas. E nesse empurra-empurra, um homem me empurrou junto com outras pessoas e eu caí de costas. Quando fui me levantar, não senti firmeza na perna. Um professor do meu lado me segurou, e eu não conseguia andar. Ai um outro pegou uma cadeira de rodas e me levaram para o hospital”, detalhou.

Ainda na quinta-feira (21), a professora foi submetida a um procedimento cirúrgico para colocar dois pinos no fêmur, e teve alta no dia seguinte. Patrícia Andrade, que é professora do Instituto Federal do Piauí, ficará afastada por 90 dias para a adaptação e fazer sessões de fisioterapia. Ela relatou a indignação com a forma que o protesto foi reprimido pelos agentes de segurança.

“Minha vida toda está alterada, no trabalho, tudo, por conta da truculência, da irresponsabilidade, da forma que agem, do desrespeito com os professores. Nós estávamos cobrando um direito e eles, para manterem seus interesses, passam por cima de todo mundo”, desabafou.

A professora disse que vai acionar a justiça para responsabilizar o governador e o presidente da Alepi pela agressão. “Eu vou entrar na justiça para responsabilizar tanto o governador como o presidente da Assembleia por ter encaminhado muitos seguranças. A gente cobra um direito e eles apresentam truculência, violência”, mencionou.

Protesto por reajuste
Professores protestaram pelo reajuste de 6,81% nos salários conforme havia sido acordado com o governo e outras entidades. Em março, o governo encaminhou à Assembleia a proposta de reajuste de 6,81%. A casa aprovou, mas quando a proposta voltou ao Karnak para sanção, foi vetada pelo governador Wellington Dias.

No início de junho, a casa aprovou a derrubada dos vetos do governo. Em 14 de junho, o reajuste foi publicado no Diário Oficial do Estado. No entanto, na quarta (20), os projetos de reajustes retornaram para nova votação na Alepi, desta vez, os parlamentares mantiveram os vetos do governador.

Na quinta (21), os deputados aprovaram reajuste de 2,95% para professores, servidores da educação, policiais militares e civis, agentes penitenciários, bombeiros militares, auditores e procuradores. A aprovação foi marcada por protestos. A categoria dos professores da rede estadual afirmou que vai manter a greve.


TERESINA

Tags: Professora agredida - A professora Patríci

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA