Piaui em Pauta

-
-
Professores e alunos denunciam

Professores e alunos denunciam que árvores serão retiradas de campus da Uespi para ampliação de sala

Publicada em 31 de Agosto de 2023 �s 13h16


 Professores e estudantes denunciaram que árvores no campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Teresina, serão removidas para a ampliação das instalações da instituição.

» Siga-nos no Twitter

As categorias questionam se há, de fato, a necessidade de remoção das plantas para as obras na universidade e se haverá compensação ambiental. As árvores que serão retiradas estão marcadas com um “X”.

“É um descaso com os estudantes porque, além de aumentar a temperatura, acho que tem outros espaços para se expandir, não precisa derrubar as árvores”, disse o estudante Mateus da Conceição.

A professora Lina Santana destacou que há árvores históricas e centenárias no campus e que elas devem ser preservadas.

“Dói na alma porque são árvores que serão arrancadas, suprimidas de um ambiente que já é nosso, são árvores, inclusive, centenárias, nós temos aqui ipês, carnaúbas, árvores protegidas por lei e que, se você der uma olhada com mais cuidado, elas estão marcadas para fazer uma possível construção. Isso nos preocupa porque nós não sabemos da compensação ambiental e se há uma licença para isso”, afirmou a docente.

Em nota, a Uespi informou que a retirada de árvores será necessária para a realização da construção de seis blocos de salas de aula no campus Torquato Neto. A solicitação de remoção das árvores está sendo devidamente acompanhada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e, após a liberação dos órgãos de controle ambiental, será feito o plantio para a devida compensação.

Já a Semam comunicou que será feita uma vistoria antes da aprovação do processo, levando em conta espécies da região e o valor social.

De acordo com o climatologista Werton Costa, a preservação de árvores é uma das estratégias para lidar com as mudanças climáticas.

“Cidades grandes, geralmente, são espaços historicamente pouco resilientes. E boa parte dessas dificuldades de lidar com as condições climáticas, com as mudanças que estão em curso, estão relacionadas à gestão eficiente dos seus ativos florestais, da sua cobertura vegetal, seja nativa, seja implantada pelo homem”, afirmou.

Tags: UESPI - ARVORES

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA