Publicada em 01 de Abril de 2016 �s 08h26
Professores da rede estadual de ensino reuniram-se no III Seminário Estadual do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O encontro foi realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria de Educação Básica - Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O evento ocorreu nos dias 30 e 31 de março, no Espaço Luís Pires, no Atlântic City Clube.
A proposta do seminário foi discutir temáticas relacionadas à prática pedagógica de professores alfabetizadores, como as avaliações externas e de aprendizagem analisando estas relações e como o professor alfabetizador pode trabalhar estas relações em sua prática pedagógica.
A coordenadora-geral do Pnaic no estado, Antônia Edna Brito, destaca que o seminário é um espaço para divulgar ações pedagógicas e estimular as ações formativas na idade certa. "O evento permite ao professor o redirecionamento da própria pratica alfabetizadora. Esta formação vem acontecendo deste 2013 e essa teoria já esta presente nas ações em sala de aula. O professor alfabetizador hoje sabe o que fazer, por que fazer e para que fazer", afirma a coordenadora.
O encontro permitiu aos professores exporem trabalhos e socializar experiências de formação envolvendo leituras, estudos, seminários, oficinas, palestras e discussões. "O professor precisa pensar alternativas no ciclo de alfabetização. Na matemática, eu utilizo matérias do cotidiano dos alunos como o ensino das operações com tampas de garrafa para facilitar a aprendizagem. Precisamos ensinar os fundamentos da matemática na vida dos alunos e de forma prazerosa", explica o professor especialista em Matemática, Antonio Galvão.