Piaui em Pauta

-
-
Profissionais da Maternidade E

Profissionais da Maternidade Evangelina Rosa são afastados após diagnóstico de coronavírus.

Publicada em 16 de Abril de 2020 �s 23h13


Profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, foram afastados após testarem positivo para coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Em nota divulgada nesta quinta-feira (16), a maternidade informou que não existe, até o momento, nenhuma paciente com Covid-19 na unidade hospitalar.

» Siga-nos no Twitter

De acordo com a Sesapi, a coordenação de epidemiologia orientou a equipe do setor do Núcleo de Epidemiologia da Evangelina Rosa que afastasse os profissionais que testaram positivo para a doença e realizasse o revezamento dos demais profissionais, evitando assim aglomerações. O G1 apurou que entre os casos confirmados há três médicos.

Profissionais da saúde da maternidade denunciam que estão desde janeiro sem receber salários e trabalhando sem equipamento de proteção, como máscara protetora facial e óculos.

"Estamos sendo contaminados e afastados sem salário. Cada profissional recebe duas máscaras por plantão de 12 horas, sendo que a recomendação é que elas sejam trocadas a cada 2h, ou seja, teriam que ser seis máscaras no mínimo", revelaram os profissionais.

A Sesapi informou ainda que continuará acompanhando e monitorando os casos e que a MDER está treinando os profissionais sobre os cuidados do uso dos Equipamentos de Protensão Individual (EPI) e manejo com pacientes infectados pelo coronavírus.


Leia a nota da Sesapi e da maternidade na íntegra:

Sesapi: A Secretária de Estado da Saúde através do setor de epidemiologia tomou conhecimento de casos de profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa confirmados com Covid-19. Dessa forma a coordenação de epidemiologia orientou a equipe do setor do Núcleo de Epidemiologia da Evangelina Rosa que afastasse os profissionais que testaram positivo a Covid-19 e realizasse o revezamento dos demais profissionais, evitando assim aglomerações. A SESAPI continuará acompanhando e monitorando os casos. A MDER também está realizando treinamento com os profissionais sobre os cuidados do uso dos Equipamentos de Pretensão Individual. Também foi realizado treinamento sobre o manejo com pacientes com Covid-19. Além de realizar exames em todas as unidades hospitalares, a Sesapi vai inaugurar nos próximos dias, em conjunto com a Fundação Hospitalar, o Núcleo de Atendimento ao Servidor, com o objetivo de testar os profissionais da saúde e segurança que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus no Piauí. O núcleo vai funcionar no HGV.
MDER: A diretoria da Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER) informa que não existe, até o momento, nenhuma paciente com COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, na Unidade Hospitalar. Caso isso venha ocorrer, a Maternidade, referência em tratamento de alta complexidade, está com todos seus setores orientados e treinados para trabalhar no combate e plano de contingência à pandemia. Foi instalado, na parte externa da Casa, um estande com consultório e recepção para receber gestantes e orientá-las, testá-las e classificá-las quanto ao risco, além encaminhá-las para o local indicado. Uma ambulância será disponibilizada para transferência pacientes em casos necessários. Quanto a supostos casos de profissionais e pacientes testados, e possivelmente infectados, o que é preconizado é que todos os órgãos de saúde devem encaminhar testes positivos para Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e Ministério da Saúde. Portanto, só e SESAPI tem a proeminência de informar os casos no boletim diário. Além disso, A MDER tem disponíveis 10 leitos de UTI e 16 leitos de internação clínica. Além da ALA D que está disponibilizada para receber gestantes e puérperas com casos confirmados da doença (quando houver). A MDER vem tomando medidas enérgicas para proteger pacientes e colaboradores (as). Não está sendo permitida a presença de acompanhantes nos Centros Cirúrgicos (CC), Obstétrico (COS) e Sala de Recuperação pós- anestésica. As visitas à pacientes estão suspensas. A diretoria da Casa também orientou a ficar em casa em isolamento social os servidores que têm mais de 65 anos e aqueles acima de 60 que possuem comorbidades (associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo) ou sintomas da Covid-19. Os setores administrativos estão trabalhando em escalas alternadas para evitar aglomerações. Outras medidas: Os leitos do Centro de Parto Normal (CPN) serão retaguarda para casos suspeitos de parturientes com previsão de parto normal; A Enfermaria ALA “D” será retaguarda para puérperas; Pacientes de UTI Materna terão direito a um visitante por dia; Estão mantidos o Internato e as Residências Médica e de Enfermagem; Estão suspensos outros estágios obrigatórios e visitas técnicas; É vedado o uso de telefones celulares nas áreas criticas (Centro Cirúrgico, Obstétrico, UTIs, UCINCo , UCINCa ) e restrito nas outras áreas.
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Tags: Profissionais - Maternidade Evangeli

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)