Publicada em 16 de Abril de 2016 �s 11h57
Profissionais do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) participaram, nesta sexta-feira (15), do I Simpósio Multiprofissional sobre Doenças Neurológicas, promovido pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Piauí.
O evento, que segue até domingo (17), acontece no auditório da Faculdade de Ciências Médicas do Piauí (Facime) e reúne estudantes e profissionais das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Enfermagem.
Na oportunidade, a equipe do Centro explicou aos presentes o funcionamento da Clínica de Microcefalia, implantada há pouco mais de um mês. “Atende crianças diagnosticadas com microcefalia na Maternidade Dona Evangelina Rosa ou no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. O serviço é gratuito, através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Maria Andreia Marques, gerente de Reabilitação Intelectual do Ceir.
O programa de reabilitação do Ceir voltado para crianças com microcefalia trabalha grupos de estimulação precoce, com estímulos para o desenvolvimento motor, cognitivo, social, sensorial e linguagem da criança; grupos de acolhimento, trabalhando o afeto entre mães e filhos, com orientações sobre o cuidado com a criança com microcefalia; atendimentos individuais de fisioterapia; e cursos para pais ou cuidadores.
De acordo com a presidente docente do Seminário, Kátya Coeli Loyola, é importante informar à comunidade acadêmica sobre o diagnóstico e o tratamento para os casos de microcefalia. “O Brasil vive um surto de microcefalia e os profissionais da saúde precisam debater como atuar nesses casos”, afirma.
Também participam do Seminário o fisioterapeuta Leonardo Raphael e a supervisora do Setor de Fisioterapia Infantil do Centro, Ana Patrícia Petillo.