Piaui em Pauta

-
-
A meta do programa é reduzir as taxas de analfabetismo que hoje no estado está p

Programa Brasil Alfabetizado realiza treinamento de professores

Publicada em 01 de Abril de 2016 �s 09h37


  												A equipe também participou de três oficinas temáticas nas áreas de português, matemática e conhecimentos gerais.						 (Foto:Ascom Centro de Formação Antonino Freire)					A equipe também participou de três oficinas temáticas nas áreas de português, matemática e conhecimentos gerais. (Foto:Ascom Centro de Formação Antonino Freire)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação Antonino Freire, realizou, nessa quinta-feira (31), treinamento para formadores dos alfabetizadores que vão trabalhar a partir do dia 11 desse mês no programa Brasil Alfabetizado nas Gerências Regionais de Educação do Piauí.  A meta do programa é reduzir as taxas de analfabetismo que hoje no estado está próximo de 20%.

Durante a abertura do encontro, a diretora-geral do Centro de Formação, Gildete Milu, falou da relevância do projeto, fez uma retrospectiva das iniciativas já desenvolvidas no país tendo como foco alfabetizar adultos e explicou a escolha do método de trabalho baseado na metodologia de Paulo Freire, que busca alfabetizar a partir da conscientização da realidade.

O diretor de Formação do Antonino Freire, Sebastião Ferreira, destacou que "a educação acontece em um contexto histórico, daí a importância da escolha do método de Freiriano que trabalha com uma concepção problematizadora da realidade. Compreender Paulo Freire é compreender sua realidade. É usar a educação como prática de liberdade".

“Antes de ser aluno, ele é um cidadão inserido em um contexto social. Então é imprescindível conhecer a realidade desse aluno”, completa a professora Elineide Carvalho.

A professora Antonia Dias, da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja), deu instruções operacionais sobre a logística do curso e lembrou que, além de alfabetizar, o objetivo do programa é fazer com que esses alunos prossigam nas etapas seguintes da Educação de Jovens e Adultos. “Que sejamos verdadeiramente multiplicadores e nos comprometamos com o projeto”, disse Antônia.

A professora Laiana da Silva Costa,  que participou do treinamento para ser multiplicadora do curso, faz uma avaliação positiva do curso.  “Nós estamos recebendo orientações para esse trabalho ser disseminado na ponta. Estamos nos capacitando para ser esse elo divulgador das informações no Piauí. É papel nosso, enquanto educador alfabetizador, trabalharmos para minimizar esse número”, avalia a pedagoga.

Além de exposições e debates sobre o tema, a equipe também participou de três oficinas temáticas nas áreas de português, matemática e conhecimentos gerais. Durante as oficinas, ministradas pelos professores Lafayete Carvalho, Cleiton Silva e Evana Araújo, eles apresentaram alternativas de como explorar cada um desses temas com as turmas de Educação de Jovens e Adultos a partir de temas geradores da própria realidade. 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI