Piaui em Pauta

-
-
Programa de tratamento da FMS

Programa de tratamento da FMS supera indicativo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Publicada em 26 de Fevereiro de 2012 �s 12h35


 É de 51,78 % o percentual de fumantes que abandonaram o vício depois que começaram a participar dos grupos de apoio do Programa de Tratamento do Tabagismo desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina. Esse número ultrapassa o índice considerado satisfatório e preconizado pelo Ministério da Saúde, que é da ordem de 30% durante um ano de duração do tratamento.

» Siga-nos no Twitter

O Centro de Tratamento funciona desde julho de 2010, no Hospital do Parque Piauí, e tem como objetivo prevenir a iniciação do vício no tabaco, promover sua cessação pelos fumantes e orientar a população a cerca dos riscos do tabagismo passivo. Só no ano de 2011 foram realizadas no centro 218 inscrições, sendo que, seis grupos já concluíram o tratamento e 87 pacientes estão tentando largar o vício.

Para participar do programa o paciente deve procurar o centro de tratamento e realizar a inscrição através da equipe do serviço social do hospital. No início do tratamento ocorre uma avaliação química e médica para identificar o grau de dependência dos pacientes, fazendo um levantamento de quais precisam ingerir medicamentos para auxiliar na abstinência da nicotina. Posteriormente são iniciadas as reuniões estruturadas, que acontecem com intervalos semanais, quinzenais e mensais, conforme a evolução do tratamento.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Tratamento do Tabagismo, Meire Silva, as reuniões são realizadas em dois turnos, nos horários de 9h e 15h, no auditório do hospital e são acompanhadas por médicos, dentistas, assistentes sociais e nutricionistas, que fazem avaliação junto aos pacientes. "O objetivo principal é juntar as pessoas que se encontram em dependência do cigarro e trabalhar, tanto no âmbito coletivo quanto individual, para que deixem o vício da forma mais natural possível", destaca a coordenadora.

Dados - O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Tags: Programa - FMS

Fonte: semcom �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)