Publicada em 25 de Fevereiro de 2014 �s 15h51
Na manhã desta terça-feira (25), o Programa Mais Saber, iniciativa do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, inovou mais uma vez ao iniciar a exibição de aulas fora do ambiente dos estúdios da TV Mais Saber. O professor Eder Fabeni ministrou a disciplina Estrutura Organizacional do Curso Técnico em Serviços Públicos, direto da Unidade Escolar José Amável, em Teresina, para o todo o estado, através da estrutura técnica do IPTV utilizada pelo programa.
Na aula, foi apresentado o conceito de organização, seus principais tipos, a estrutura organizacional e suas partes. “Esta experiência foi ótima, tão boa que há a necessidade de termos mais aulas dessa forma, por dois motivos: o primeiro é visualisarmos a maior produtividade do aluno e o segundo é o contato pessoal entre professor e aluno, onde percebemos uma maior valorização do curso e do programa”, justificou.
Para Alcide Lebre Filho, - que além de ser aluno do Curso TSP na Unidade Escolar José Amável, pela manhã, é funcionário técnico, na mesma escola, no turno tarde - as aulas têm sido bastante produtivas. “Até pensei em desistir, mas o curso é tão estimulante que desperta o interesse da gente em permanecer e querer aprender sempre mais”, confessa.
Concursos Segundo pesquisa realizada pela Agência Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público (Anpac), em 2013, estima-se que existam aproximadamente 12 milhões de brasileiros interessados em ingressar em carreiras públicas. “E para quem sonha com uma colocação no setor, 2014 se apresenta como um ano pródigo em oportunidades de trabalho”, alerta a diretora do Mais Saber, Lusimary Veloso.
As projeções apontam que existam dois milhões de vagas a serem preenchidas. “Esta é uma demanda que não será atendida em apenas um ano. Isto significa que teremos uma série concursos para acontecer”, projeta Lusimary.
Esse cenário favorável é explicado em parte pelo fluxo de aposentadorias na área pública, que se intensificou nos últimos anos. Na esfera estadual, por exemplo, esta acontecendo o Concurso da Polícia Militar, com a oferta de 420 vagas, para os municípios de Floriano, Picos, Corrente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Oeiras, Piripiri, Campo Maior e Paulistana.
O Governo, ainda abriu concurso público para a Secretaria da Administração e Secretaria do Planejamento, disponibilizando 18 vagas, com remuneração inicial de R$ 6.000,00. Também inscrições para o concurso de médicos anestesiologistas, com 82 vagas distribuídas em todo o Estado, com a remuneração inicial é de R$ 5.649,94.
Pesa a favor da carreira pública, sem dúvida, o salário. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o setor paga, em média, 93% mais do que a iniciativa privada. “Quanto mais profissionais qualificados e capazes de zelar pelo bem comum tivermos, mais eficiente será o nosso estado”, afirma Lusimary.
Confira no quadro abaixo as prefeituras que estão ofertando vagas de emprego através de concurso. Para ficar por dentro de outros locais onde estão abertas inscrições para concursos públicos em todo o país, acesse o site http://concursosnobrasil.com.br/concursos.