Aconteceu na tarde de hoje (28), na Lavanderia Comunitária do Morro da Esperança, zona Norte da capital, a 1ª edição do Varal da Cidadania, evento realizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM), da Prefeitura de Teresina. O evento, que tem como objetivo levar um dia de cidadania, assistência social, saúde, lazer e educação ambiental para as lavadeiras municipais, acontecerá todas as segundas-feiras, até o dia 02 de julho.
O projeto vai acontecer em todas as lavanderias públicas da cidade e contará com uma multi programação, envolvendo várias secretarias da Prefeitura de Teresina. Nessa primeira edição estiveram presentes a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através de uma equipe composta de enfermeiras e agentes de saúde do PSF da área, falando sobre os cuidados da saúde da mulher.
A Fundação Wall Ferraz (FWF) também esteve presente com um stand de beleza, oferecendo corte de cabelo e maquiagem para as lavadeiras. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) fez a distribuição de mudas de árvores e a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) estava presente com uma equipe do Bolsa Família. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), responsável pela administração das Lavanderias Municipais, e a Fundação Municipal de Cultura (FMCMC) também são parceiras do projeto.
Andréa Barros, coordenadora da CMPM, falou da importância do Varal da Cidadania. "Esse é um dia de cidadania para essas mulheres. Esse projeto surgiu pelas reivindicações dessas trabalhadoras, que queriam sentir mais de perto as ações da Prefeitura. Por isso resolvemos fazer esse Varal da Cidadania em parceria com outras secretarias, para poder beneficiá-las de várias formas. Através desse projeto também vamos identificar os principais problemas de saúde e situações de risco aos quais elas estão expostas no ambiente de trabalho e, através disso, desenvolver ações educativas para enfrentar e prevenir esses problemas", afirmou Andréa.
Lúcia Azevedo, 53 anos, trabalha na Lavanderia do Morro da Esperança há mais de 20 anos, esperava ansiosa na fila para o corte de cabelo. "Hoje é um dia especial para a gente, estamos nos sentindo importantes. Já havíamos pedido essas ações há algum tempo e hoje fomos contempladas. Só temos a agradecer à Prefeitura de Teresina, através da Coordenadoria das Mulheres, por esse dia de cidadania".