Publicada em 15 de Abril de 2014 �s 11h28
Com a implantação de projetos de fortalecimento de piscicultura nos municípios do interior do Piauí, o Governo do Estado garante o abastecimento de peixes para o período da Semana Santa. Os investimentos realizados, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), envolvem a infraestrutura, capacitação dos pescadores e compra direta da produção.
Em Piracuruca, município localizado a 196 quilômetros de Teresina, os produtores comemoraram a despesca de cinco toneladas de peixes no fim do último mês de março. Desde o início deste ano, outros municípios como Patos do Piauí, Conceição do Canindé, Francisco Macedo e Landri Sales já retiraram peixes através do Projeto.
“O programa de piscicultura oportuniza que os pescadores tenham renda fixa, além de fomentar a economia local e propiciar o consumo de peixe. Cada vez que um projeto prospera, nós enviamos mais 50 tanques redes e 35 toneladas de ração”, explica o engenheiro de pesca da SDR, André Lima.
O governo oferece todos os equipamentos e insumos necessários para o funcionamento do projeto até a primeira despesca, a partir de quando os associados passarão a caminhar com as próprias pernas.
Os projetos nas regiões de Curimatá, na barragem Algodões II, e Pio IX, na barragem de Piaus, também se preparam para a despesca. Cada arranjo produtivo deve realizar a despesca de cerca de cinco toneladas de peixes, ainda neste mês.