Piaui em Pauta

-
-
O treinamento continua amanhã com os representantes de mais 40 municípios do Est

Qualidade dá água dos carros-pipa é tema de treinamento na Vigilância Sanitária

Publicada em 25 de Fevereiro de 2014 �s 12h46


  												O Nordeste brasileiro enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos						 (Foto:Cyntia Veras/Sesapi)					O Nordeste brasileiro enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos (Foto:Cyntia Veras/Sesapi)

A qualidade da água que chega até a população piauiense é tema de uma discussão durante o treinamento que está sendo realizado com técnicos das vigilâncias sanitárias municipais, no auditório da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa). O evento segue até esta quarta-feira (26).

Os técnicos estão recebendo orientações sobre os cuidados e ainda estão sendo treinados para inspecionar os carros-pipa que transportam água para a população dos seus municípios. O treinamento é uma ação realizada pela Divisa e a Coordenação Estadual de Vigilância Ambiental, em parceria com o Exército Brasileiro e a Defesa Civil.

As doenças transmitidas pelo consumo inadequado da água têm sido uma preocupação do Estado. “Ao consumir uma água contaminada, as pessoas podem ter danos a sua saúde, como por exemplo, adquirir doenças como a diarreia e a hepatite”, disse o coordenador de Vigilância Ambiental da Sesapi, Inácio Lima.

O Nordeste brasileiro enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos. Entre as estratégias do Governo Federal para garantir o fornecimento de água potável para a população afetada, está a operação carro-pipa, que é uma ação que integra um conjunto de medidas para minimizar os efeitos da estiagem que atinge o Semiárido brasileiro.

Seguindo as orientações das normas sanitárias, a Divisa reúne cerca de 80 técnicos que serão capacitados para inspecionar os carros que deverão transportar água potável para a população atingida pela seca. “Nós queremos com esta ação minimizar os riscos à saúde da população”, afirmou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Além das orientações teóricas, os técnicos receberão ainda uma aula prática que vai evidenciar os cuidados básicos que eles devem ter durante a fiscalização do veículo. “Um carro foi cedido pelo Exército Brasileiro para esse nosso momento da aula prática. Vamos dar instruções sobre o que deve ser observado nas fiscalizações tanto na parte interna, como também na parte externa dos carros-pipa”, finalizou a diretora Tatiana Chaves.

O treinamento continua quarta-feira (26), a partir das 8h, com os representantes de mais 40 municípios do Estado.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA