Piaui em Pauta

-
-
Quedas de energia na Zona Lest

Quedas de energia na Zona Leste de Teresina já duram 11 dias e moradores relatam prejuízos.

Publicada em 30 de Julho de 2021 �s 10h55


Moradores do residencial Nova Teresina, no bairro Aroeiras, Zona Leste da capital, reclamam de prejuízos causados por quedas e oscilações constantes de energia. Segundo eles, há 10 dias, a rede elétrica da região apresenta problemas.

» Siga-nos no Twitter

A Equatorial Piauí informou ter identificado interrupções reincidentes no fornecimento de energia relacionadas à área do transformador que atende 218 clientes no bairro Aroeiras. Segundo a distribuidora, foram coletadas leituras do nível de corrente e tensão para uma análise mais detalhada.

A empresa programou para esta sexta-feira (30) a realização de um diagnóstico completo da área para a tomada de providências imediatas. (Confira a nota completa ao fim da reportagem).

Ao G1, a dona de casa Ananda Moraes, moradora do bairro, contou que a falta de energia costuma acontecer no mesmo horário, por volta das 20h30, e retorna somente na madrugada ou manhã do dia seguinte.

“Já queimou a central de alarme da cerca elétrica da minha casa e também houve um curto circuito no motor do portão. Já deu um outro pipoco, Deus queira que não seja outro equipamento. Tenho uma bebê de sete meses, durmo com ela nos braços, balançando na rede para tentar amenizar o calor”, relatou a moradora.

Ananda Moraes disse que chegou a acionar a Equatorial Piauí diversas vezes, no entanto não foi informada sobre quais as medidas necessárias ou quando o fornecimento de energia à população será normalizado.

“Meu marido já foi até a Equatorial, mas eles encaminham para outro local ou dão um prazo de 10 dias, mas nunca chegaram a visitar o bairro e explicar o que está acontecendo”, disse.

Quedas de energia na Zona Sul de Teresina

Há cerca de duas semanas, moradores da Vila da Paz, Zona Sul de Teresina, relataram ao G1 que estavam sofrendo com oscilações de energia na região. De acordo com Antônio Cardoso Ferreira, presidente da associação de moradores da comunidade, as quedas de luz geraram prejuízos para a população e comerciantes.

Na ocasião, a Equatorial Piauí informou em nota que as interrupções na Vila da Paz têm causas distintas e pontuais, como, condutor partido, árvore na rede e falhas na conexão. Segundo a empresa, todos os chamados foram solucionados pelas equipes de campo da distribuidora.

A Equatorial Piauí reforçou também que segue com a execução do Plano Teresina II na capital, com ações que incluem melhorias para a zona Sul, como o recondutoramento de cabos deteriorados, a redução dos blocos de carga e a construção de novas alternativas de flexibilização do sistema.

O comerciante Aldeam Sousa disse, no entanto, que a empresa retoma o fornecimento de energia durante o dia, mas o problema volta a ocorrer à noite, quando, segundo eles acreditam, a quantidade de pessoas nas residências aumenta e acaba sobrecarregando o sistema de energia.

“O poste fica do lado da minha casa. Ele pega fogo no início da noite, parece festa junina. E na hora que acontece isso a energia cai e não funciona mais nada. Fica só oscilando”, contou o morador.

Nota da Equatorial Piauí

A Equatorial Piauí informa que identificou interrupções reincidentes no fornecimento de energia relacionado a área do transformador que atende 218 clientes no Bairro Aroeira. No início da semana foram coletadas leituras do nível de corrente e tensão para uma análise mais detalhada.

A Distribuidora comunica que programou para esta sexta-feira (30) a realização de um diagnóstico completo da área para a tomada de providências imediatas.

Quando ocorre queima de eletrodomésticos, a Equatorial Piauí orienta que o consumidor solicite uma visita técnica pelos canais de atendimento, na central 0800 086 0800, no site www.pi.equatorialenergia.com.br ou de forma presencial nas agências. Ao realizar o pedido de ressarcimento, o consumidor deve relacionar todos os equipamentos que apresentaram problemas e suas respectivas marcas.

O cliente tem até 90 dias da data da ocorrência para fazer o registro da reclamação.
Tags: Quedas de energia - Moradores do residen

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA