Piaui em Pauta

-
-
Receita Federal realiza mutirã

Receita Federal realiza mutirão para apreender produtos ilegais no Piauí.

Publicada em 03 de Dezembro de 2013 �s 10h41


 No dia Nacional de Combate à Pirataria, celebrado nesta terça-feira (2), a Receita Federal no Piauí divulgou dados do mutirão de combate a quem faz cópias de produtos sem autorização. A campanha teve início há algumas semanas e já apresenta números superiores ao do ano de 2012.
Durante a ação, 76 máquinas caça-níqueis, mais de mil celulares e cerca de 80 mil maços de cigarros falsificados foram apreendidos pela Receita Federal e, de acordo com o órgão, parte deste material já foi destruído, outra parte será doada e também poderá ser reutilizado.
“A destinação varia de acordo com o produto. No caso dos caça-níqueis normalmente destruímos a parte da máquina que chamamos de cérebro do equipamento, e a outra doamos para uma entidade que vai dar um novo fim para aquele material. Já no caso dos celulares e cigarros falsificados todos são destruídos”, informou o auditor fiscal da Receita Federal, Fábio Galvão.
O auditor confirma ainda que o número de celulares apreendidos nas operações são ainda maiores. “Foram mais de mil, esse número que foi divulgado é apenas dos que já estão disponíveis para destruição. Toda as vezes que apreendemos uma mercadoria, damos o direito de defesa das pessoas flagradas com os equipamentos, isso tudo é um tramite que demora um pouco até chegar a autorização para destruição do produto”, revela Galvão.
Ainda de acordo com o auditor, esses produtos entram ilegalmente no estado pelo território nacional e até mesmo vindo de outros países. “Neste caso específico os objetos foram apreendidos em rodovias, através dos trabalhos da Receita e da Polícia”,
A Receita Federal também confirmou que está intensificando os trabalhos de repressão a este tipo de crime. “O combate é feito com foco nos atravessadores maiores que trazem a mercadoria pera o estado, mas também diretamente nas pequenas bancos e comércios que comercializam este tipo de produto”, revelou Galvão.
O auditor também alerta a que quem compra este tipo de produto também está cometendo um crime. “Além do risco à saúde, pois os produtos não passam pelo controle de qualidade da vigilância sanitária, a pessoa que compra mercadoria irregular está cometendo o crime de receptação”, informou.

» Siga-nos no Twitter

Tags: Receita Federal real - No dia Nacional

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)