Piaui em Pauta

-
-
Regina Sousa firma convênio co

Regina Sousa firma convênio com pastoral para fornecer alimentação à pessoas em situação de rua.

Publicada em 10 de Março de 2019 �s 14h11


Em audiência realizada nesta sexta-feira (08), a governadora em exercício, Regina Sousa, assinou convênio com Pastoral para Pessoas em Situação de Rua. A ação, que se dá por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc), irá dobrar o número de refeições disponíveis em duas casas de apoio que atendem moradores de rua em Teresina.

» Siga-nos no Twitter

A medida vai direcionar refeições dos Restaurantes Populares do Estado para pessoas em situação de rua atendidos pela Pastoral do Povo de Rua, instância ligada à Arquidiocese de Teresina. “Ao invés de simplesmente distribuir para alguns moradores queremos proporcionar que essas refeições sejam feitas em um lugar apropriado e digno, com acesso a água e a um ambiente limpo. Um local que também possa oferecer mecanismos de trabalho e apoio psicológico”, assinalou Regina Sousa.

Para a governadora, o Estado Brasileiro deve dar mais atenção à políticas sociais voltadas a população em situação de rua. “Houve um momento de atenção aos mais pobres no Brasil. Meu papel no governo é incluir essas pessoas que ainda não foram contempladas pelo apoio do Estado. Temos que dar as condições básicas para retirá-las dessa situação”, explicou Regina lembrando que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não inclui os moradores de rua no censo populacional.

A gestora da Sasc, secretária Ana Paula Mendes, explicou como vai se dar a parceria com a pastoral. “A Sasc fornece a alimentação, mas é a pastoral quem distribui e faz o cadastramento dos beneficiados. Ficamos muito felizes em poder contar com essa parceria e ajudar ainda mais pessoas em situação de risco”, pontuou.

Duas casas mantidas pela Pastoral do Povo de Rua nas proximidades do centro comercial de Teresina devem passar a oferecer de 20 para 50 refeições cada. A entidade que existe há sete anos oferece, além das refeições, atividades como terapia comunitária integrada, cursos profissionalizantes, catequese e acompanhamento psicológico durante um período de aproximadamente 10 meses de atividades, prazo para restabelecer a pessoa atendida no mercado de trabalho ou no ambiente familiar.

De acordo com o padre João Paulo Carvalho, que coordena a Pastoral e está à frente da administração da Casa, o acolhimento às pessoas que estão vivendo na rua é uma tarefa do Estado e da sociedade. “A população de rua só cresce. É importante que ampliemos o número de refeições para aumentar nossa capacidade de acolhimento.É necessário perceber que esses irmãos carentes são sinal de Deus. Eles tem a beleza de Deus e podem, com nossa ajuda e auxílio, construir novas histórias”, convida o padre.

Uma das casas de apoio está localizada na Rua Anísio de Abreu, 702, Centro (Sul) de Teresina e está aberta a trabalhos voluntários.

Autoria: Valmir Macêdo


Tags: Regina Sousa firma - Em audiência

Fonte: Governo do Estado do Piauí �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade CORONAVIRUS