Piaui em Pauta

-
-
Regina Sousa presenteia autor

Regina Sousa presenteia autor de literatura de cordel com computador.

Publicada em 24 de Janeiro de 2019 �s 09h17


A governadora em exercício Regina Sousa recebeu, nesta quarta-feira (23), o poeta Antônio Carlos. Na oportunidade, o jovem de apenas 17 anos, que escreve poemas de literatura de cordel, foi presenteado com um notebook que irá facilitar e agilizar o seu trabalho.

» Siga-nos no Twitter

Segundo Regina, o presente demonstra o interesse do Governo do Estado em apoiar e incentivar artistas como Antônio Carlos. "O cordel é um instrumento pedagógico. Quando senadora, propus uma lei para que o cordel passe a fazer parte do conteúdo de literatura. Foi aprovada por duas comissões, mas não foi para o plenário. Agora vamos buscar um senador que se interesse pelo tema para que a lei entre em vigor", pontuou a governadora.

Morador da zona rural de São José da Serra, Antônio Carlos escreve os poemas em um caderno e conta com ajuda de amigos para digitá-los e imprimi-los. Para ele, o computador será muito útil para a digitação dos poemas e para realizar os trabalhos da universidade que começará a frequentar. Graças ao gosto pelo cordel, o poeta, que completou o Ensino Médio no Ceti Prof. Ubiraci Carvalho, conseguiu fazer 920 pontos na redação do Enem e passou em 3º lugar para o curso de História na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino. Esse tipo de manifestação tem como principais caraterísticas a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar ao mesmo tempo que diverte os leitores.

É considerada um gênero literário geralmente feito em versos. Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e em alguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas.

Autoria: Lorenna Costa
Tags: Regina Sousa present - A governadora em exe

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)