Piaui em Pauta

-
-
Renan pede nomes para CPI mist

Renan pede nomes para CPI mista da Petrobras; comissão do Metrô é criada.

Publicada em 07 de Maio de 2014 �s 23h17


 Em mais um capítulo da disputa entre oposição e governo sobre a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras, o presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), solicitou na noite desta quarta-feira (7) aos líderes dos partidos que apresentem suas indicações de membros para participarem da comissão mista, com senadores e deputados. Na noite de hoje, foi criada também a CPI dos trens e metrôs de São Paulo e Distrito Federal.

» Siga-nos no Twitter

Renan convocou sessão do Congresso para noite desta quarta-feira para pedir nomes dos integrantes da CPI e adiou em, pelo menos, uma semana o começo das investigações. Os líderes terão prazo de cinco sessões legislativas da Câmara para entregar os nomes dos indicados.

Durante a sessão, o líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), cobrou a instalação imediata da CPI mista para investigar a Petrobras.

"Vossa excelência não é presidente do Congresso da presidente Dilma [Rousseff], é presidente de todos os parlamentares. O que está havendo aqui é uma chincana política. Quero manifestar minha absoluta insatisfação (...) Cabe a vossa excelência fazer a indicação dos nomes se a base do governo não quer fazê-lo, respeitando a Constituição e o direito da minoria", argumentou Mendonça Filho.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), anunciou que indicará o deputado Carlos Sampaio (SP).

A CPMI mista terá 32 membros. O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentou uma lista com nomes de possíveis integrantes. Segundo o parlamentar devem compor a CPI Moreira Mendes (PSD-RO), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG), Fernando Francischini (SDD-PR), Rubens Bueno (PPS-PR) e Ênio Bacci (PDT-RS).

O primeiro pedido de abertura de CPI foi apresentado pela oposição em 27 de março no Senado. Um mês e meio depois o colegiado ainda não foi instalado.

O presidente do Congresso é apontado pela oposição como o responsável pelo atraso do início dos trabalhos da comissão que irá apurar denúncias de irregularidades da estatal petrolífera.

Após pressão da oposição, Renan pediu os indicados aos líderes e afirmou que irá instalar quantos requerimentos de CPI forem pedidos.

O presidente do Senado nega que esteja protelando a instalação da CPI. Mas pediu novamente que CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado que se manifeste sobre as questões de ordem apresentadas pelo governo e pela oposição a respeito da CPI mista.

"Ninguém está pensando em ganhar ou perder tempo. O presidente tem que manter o equilíbrio", disse Renan.

Renan anunciou ontem 10 dos 13 membros da CPI do Senado, todos da base aliada. A oposição retirou os nomes da investigação para pressionar a instalação da mista.

Após a sessão, o presidente do Senado reafirmou que irá instalar a CPI do Senado e a CPMI, que investigarão a Petrobras..

CPI dos trens de SP e do DF
A Mesa do Congresso leu novo requerimento de criação de CPMI para investigar denúncias sobre formação de cartel nas licitações para o metrô de São Paulo e do Distrito Federal, nos quais foram aplicados recursos federais.

A comissão terá 11 senadores e 11 deputados que terão 120 dias para investigar as denúncias.

A iniciativa foi de parlamentares da base aliada ao governo em resposta ao esforço da oposição de instalar a CPI da Petrobras. A intenção dos governistas é trazer para o debate político no Congresso assuntos sensíveis a Estados governados pela oposição.

A expectativa do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), é que a CPI dos trens seja instalada até o dia 22 deste mês.
Tags: Renan pede nomes - Em mais um capítulo

Fonte: uol �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA