Publicada em 18 de Outubro de 2013 �s 16h39
A secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, esteve em Brasília durante os dias 16 e 17 deste mês, para tratar, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sobre os repasses financeiros do programa Projovem Trabalhador e sobre a pactuação da qualificação profissional que será ofertada a pessoas em situação de desemprego em 2014.
Durante sua estadia no Distrito Federal, as duas pautas foram acentuadamente discutidas. De acordo com a secretária, os recursos referentes à 3ª parcela do Projovem Trabalhador, programa de qualificação profissional realizado no Piauí pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), foram liberados e serão repassados em breve.
O programa está com 100% de suas ações concluídas e a última etapa, que é a inserção dos jovens no mercado de trabalho, também está sendo finalizada. No entanto, instrutores e merendeiros ainda não receberam o pagamento da última parcela, o que segundo a secretária, vem causando uma série de desconfortos às pessoas envolvidas no programa. “Recebemos apenas 35% do valor pactuado, o que equivale a duas parcelas” esclarece Larissa Maia.
A ida da secretária a Brasília também teve o objetivo de acordar e entregar pessoalmente o formulário de proposta para a demanda dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que será pactuado entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério da Educação (MEC).
Entre as propostas está a demanda de 128 salas de aula para pessoas em situação de desemprego. “Estamos batendo constantemente nesta tecla porque acreditamos que quanto mais qualificação ofertada, maior será o índice de empregabilidade no Estado. É nosso dever manter-nos empenhados e mostrar compromisso com o trabalhador piauiense” complementa a secretária do Trabalho.