Muito mais do que um espaço para chamarem de lar, os moradores do Residencial Jacinta Andrade poderão contar com uma vasta gama de serviços comunitários, que vão desde a assistência na área da saúde e educação até espaços para a prática de esportes e lazer. Isto porque, o Governo do Estado vem investindo recursos num novo conceito de moradia popular, que além da construção de casas, também prevê a entrega de equipamentos sociais, tais como escolas, creches, unidades básicas de saúde, entre outros.
De acordo com Tatiana Eulálio, gerente de Melhorias Habitacionais da ADH serão entregues para a população os seguintes equipamentos comunitários: escola fundamental (3 unidades com 17 salas cada), unidade básica de saúde (2 duas unidades), terminal para transporte coletivo, creche comunitária (2 unidades com 9 salas cada), delegacia, mercado, quadra poliesportiva, centro cultural, portal de entrada, rede coletora de esgoto e pavimentação asfáltica.
O governador Wilson Martins e o diretor geral da ADH, Gilberto Medeiros, fizeram a entrega simbólica das chaves do Residencial Jacinta Andrade, na última segunda-feira (17), no Palácio de Karnak. Trata-se da entrega de 1.600 casas da primeira etapa do residencial, localizado na região da Santa Maria da Codipi. Ao final da obra serão 4.300 casas.
“Vamos começar a ocupar logo as casas para que até o fim de outubro ou começo de novembro todas as casas da primeira etapa já tenham moradores. No local já há pavimentação asfáltica nas principais avenidas, fornecimento de água e energia elétrica, mercado público, além de quadra poliesportiva e uma escola em fase de finalização”, enumera Wilson Martins.
Para a construção do residencial serão investidos um total de R$147 milhões, dos quais, mais de R$ 7,3 milhões são de contrapartida do Governo do Estado e os demais são recursos da União.
Arborização é um dos pontos fortes do residencial
Além dos equipamentos sociais, a arborização dos espaços é um dos segmentos contemplados com a construção do residencial. Segundo Tatiana Eulálio, a etapa de plantio das mudas na avenida principal do conjunto, bem como nas ruas secundárias já foi concluída. O plantio é uma parceria da Agência de Desenvolvimento Habitacional em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).
“Vale ressaltar que, além de fazer o plantio nas áreas principais do residencial, também estamos entregando duas mudas frutíferas para cada morador plantar ao redor de suas casas”, explica Tatiana Eulálio.