Piaui em Pauta

-
-
Rio Poti deixa cota de inundaç

Rio Poti deixa cota de inundação após redução do nível das águas em Teresina.

Publicada em 07 de Abril de 2019 �s 13h06


O nível das águas do rio Poti reduziu na manhã deste domingo (7) em Teresina. A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) informou que a cota do rio, na cidade de Prata, baixou nas últimas 24 horas e houve uma redução na capital. Dessa forma, o rio Poti sai da cota de inundação e entra na cota de alerta.

» Siga-nos no Twitter

A cota do rio Poti era de 11,01 e por volta de 4h deste domingo atingiu a média de 7,11 . O Engenheiro civil, Daniel Monteiro, que participar do grupo de trabalho de monitoriamento das cheias, relatou ao G1 que o estado de tensão diminui por conta desta redução.

“Em Teresina, seguimos com a redução das águas do rio Poti. Sendo registrado hoje as 4h30 uma redução de 0,73 metros da cota máxima do ano atingida ontem 11,01. A tendência é que ele continue baixando durante todo o dia de hoje”, disse.

Daniel Monteiro afirmou que a atenção se volta para o rio Parnaíba porque ele atingiu a sua maior cota registrada no ano.

“O Rio Parnaíba dá sinais de estabilização, tendo esse atingido a cota 5,65, maior registrada no ano e entra na cota de alerta. Porém, com a diminuição do represamento do rio Poti, o rio Parnaíba deve continuar estável com tendência a baixar um pouco no decorrer do dia”, acrescentou.

Apesar da redução do nível de água do rio Poti, a Prefeitura de Teresina está fazendo o monitoramento das águas e continua com a recomendação de que a população deve evitar as margens dos rios, tanto para banho como pesca.

Remoção de moradores

Muitas famílias foram retiradas de suas casas, na noite de sexta-feira (5) e durante todo o sábado (7), quando o rio Poti atingiu a cota de inundação. Muitas famílias foram retiradas de suas casas, na noite de sexta-feira (5) e durante todo o sábado (7), quando o Rio Poti atingiu a cota de inundação. Famílias que residiam nos bairros nos bairros Risoleta Neves e Água Mineral, na Zona Norte de Teresina foram encaminhadas para uma área segura.

De acordo com a (Semcaspi), 236 famílias já foram atendidas, e algumas delas já foram retiradas de suas casas. Em toda a capital, diversos transtornos foram causados pela subida de nível do rio.

Ainda de acordo com dados da Semcaspi, 49 famílias foram atendidas no bairro Água Mineral, e oito no bairro Risoleta Neves. Algumas delas já foram retiradas de suas casas e encaminhadas para casas de parentes e abrigos cedidos pela Prefeitura.

Rio invade casas em Luzilândia

Roberto Fernandes, engenheiro hidrólogo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) relatou que em Luzilândia, às 9h30 deste sábado o rio Parnaíba atingiu 5,71 metros, sendo a cota de inundação 5,70. Lá, a situação é considerada mais crítica pela CPRM. A água do rio começou a invadir a zona urbana da cidade, e deixou duas localidades rurais isoladas. Bombeiros e Defesa Civil trabalham em conjunto para retirar os moradores das áreas de risco.


"A previsão é de que lá haja mais chuvas, então o rio deve continuar a subir. Mesmo sem precipitações, a água que sai de Teresina deve chegar a Luzilândia e aumentar o nível do rio também", explicou.

Tags: Rio Poti deixa cota - O nível das águas

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)