Piaui em Pauta

-
-
Saiba quais setores retomam as

Saiba quais setores retomam as atividades nesta segunda-feira (20) no Piauí e em Teresina.

Publicada em 19 de Julho de 2020 �s 22h49


Novos setores estarão autorizados a reabrir a partir desta segunda-feira (20) no Piauí, desde que atendam aos protocolos apresentados pelo governo do estado. Conforme o decreto, a flexibilização depende do crescimento da transmissibilidade do coronavírus ou aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI.

» Siga-nos no Twitter

O governo divulgou um cronograma com o retorno do funcionamento de diversos setores do estado, incluindo praias piauienses e shoppings. A flexibilização tem três classificações feitas com base no impacto econômico e depende do risco epidemiológico, que será avaliado de acordo com as regiões do estado e a situação de cada uma quanto à rede de assistência à saúde.

Atividades autorizadas a funcionar no Piauí:
Indústria de produtos químicos, médicos e farmacêuticos
Fabricação de móveis
Geração de Transmissão de energia elétrica e combustíveis gasosos
Comércio varejista e atacadista de produtos químico, médicos e farmacêuticos (de uso humano e animal)
Comércio varejista e atacadista de móveis e eletrodomésticos, exceto em centros comerciais e shopping center
Pet shop e alojamento de animais
Transporte, armazenagem e Correio
Em Teresina, a segunda etapa da fase 1 da retomada da economia iniciará nesta segunda-feira (20). A reabertura estava prevista para acontecer dia 13, contudo, foi adiada em decorrência aos baixos níveis de isolamento social e o funcionamento clandestino do comércio no Centro da capital.


Assim com o governo, a Prefeitura de Teresina divulgou as datas das novas fases da reabertura das atividades. Cada uma das próximas duas fases terá duas etapas, com as atividades voltando a funcionar de maneira gradativa. Os estabelecimentos deverão seguir os protocolos definidos por setor.

O descumprimento do decreto municipal por qualquer estabelecimento, serviço e atividade, que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar, resultará na aplicação de multa, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Atividades autorizadas a funcionar em Teresina:
Setores de concessionárias
Vendas de peças e automotivo, utilizando o sistema de delivery ou drive-thru
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.

Tags: Saiba quais setores - Novos setores

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)