Piaui em Pauta

-
-
Sandy deixa 15 mortos nos EUA

Sandy deixa 15 mortos nos EUA e um no Canadá.

Publicada em 30 de Outubro de 2012 �s 08h59


Inundada em diversas áreas ao ser atingida pela tempestade Sandy, Nova York começou a observar as águas baixarem na madrugada desta terça-feira, após terem subido 4,15 metros acima de seu nível habitual ao sul de Manhattan. "A enchente ocasionada pela tempestade atingiu a altura de 4,15 metros em Battery. Agora, a altura é de três metros e as águas estão baixando", disse o prefeito Michael Bloomberg em sua conta no Twitter. Bloomberg acrescentou que os cortes de eletricidade e outros problemas continuam afetando a cidade – em todo o país, 6,5 milhões de pessoas estão sem energia elétrica. Até agora, pelo menos 15 pessoas morreram nos Estados Unidos e uma no Canadá. Segundo a rede CNN, somadas às mortes registradas no Caribe, já são 81 vítimas fatais.

» Siga-nos no Twitter



Reclassificado de furacão para ciclone pós-tropical pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, Sandy começou a perder força, diminuindo o volume de chuva sobre a costa leste dos EUA. Poucas horas depois da gigantesca tempestade atingir o país, às 22 horas de segunda-feira (20 horas nos EUA), as primeiras mortes provocadas pelo fenômeno natural foram registradas. De acordo com a rede CNN, a maioria das mortes registradas nos Estados Unidos está relacionada a incidentes envolvendo a queda de árvores sobre casas e carros. Houve mortes em Nova York, Connecticut, Nova Jersey, Filadélfia, Virgínia Ocidental e uma no barco HMS Bounty, que naufragou. Além disso, uma pessoa morreu no Canadá por causa do ciclone.

Enquanto isso, Nova York vive cenas de caos, com inundações castigando parte da ilha de Manhattan e enchendo de água estações de metrô e túneis, colocando em risco toda a sua estrutura de transportes, que "nunca enfrentou um desastre tão devastador" em seus 108 anos de existência, afirmou nesta terça-feira o presidente da Autoridade Metropolitana de Transporte da cidade, Joseph Lhota.

Somente no estado de Nova York, cinco pessoas morreram, entre elas um homem de 30 anos que teve a casa atingida por uma árvore no bairro do Queens. Autoridades também relataram duas mortes em Nova Jersey, quando uma árvore caiu sobre um carro no condado de Morris. Duas pessoas morreram na Pennsylvania, uma atingida por árvore e outra no desabamento de uma casa. Na Virginia Ocidental, uma mulher morreu em um acidente de carro provocado pelos doze centímetros de neve despejados pela tempestade na rua. O estado de Maryland registrou outra vítima de acidente: uma mulher que bateu o carro em uma árvore durante a tempestade. Em Toronto, no Canadá, uma mulher morreu ao ser atingida por escombros carregada pelo vento.

Outra morte aconteceu em alto mar: na direção da Carolina do Norte, a Guarda Costeira resgatou catorze de dezesseis tripulantes do navio pesqueiro HMS Bounty. O grupo foi salvo de helicóptero, após abandonar a embarcação, que afundou, em botes. Um tripulante foi encontrado horas mais tarde já sem vida enquanto o capitão do barco continua desaparecido.

Ciclone pós-tropical - A tempestade Sandy atingiu a costa leste americana no sul do estado de Nova Jersey. O fênomeno natural foi reclassificado de furacão para ciclone pós-tropical, mas manteve sua intensidade. Quando atingiu a costa, os ventos superavam os 140 quilômetros por hora – nas últimas horas, porém, a tempestade perdeu força e sua velocidade caiu para menos de 120 quiolômetros horários. Foram registradas ondas de 3,7 metros de altura em Kings Point e de 4,15 metros em Battery, ambas áreas de Nova York, e de 2,6 metros em Sandy Hook, em Nova Jersey.

Localizada na costa de Nova Jersey, a cidade de Atlantic City foi uma das primeiras afetadas pelo rastro de destruição da tempestade. Os ventos fortes chegaram a arrancar parte do calçadão de madeira da orla – um dos cartões-postais da cidade turística.

Saiba mais: Furacão Sandy deve afetar 50 milhões de pessoas nos EUA

Caos em Nova York - Na cidade de Nova York, a maior dos EUA, a tempestade inundou a maior parte do sul da ilha de Manhattan e provocou uma queda de energia que deixou 250.000 casas sem luz. Ondas de mais de quatro metros atingiram a costa e os rios Hudson e East transbordaram por causa da chuva torrencial. Estações de metrô e túneis ficaram completamente alagados e a inundação também chegou ao centro financeiro da cidade, alcançando dois metros de altura em Wall Street. A Bolsa de Valores de Nova York foi fechada pela pela primeira vez desde os atentados de 11 de setembro de 2011 e só deve reabrir na quarta-feira.

Durante a madrugada, mais de duzentos pacientes precisaram ser removidos do hospital Langone Medical, localizado na Universidade de Nova York (NYU), após o gerador de emergência do centro médico ter sido danificado. Em outro incidente, a fachada de um prédio de quatro andares na oitava avenida desabou com a aproximação da tempestade, sem deixar feridos. Mais cedo, um guindaste no topo de um prédio na rua 57 sofreu danos e ficou pendurado, obrigando a polícia a interditar a área para pedestres.

Pelo menos um grande incêndio, provavelmente causado por um curto-circuito, foi registrado no bairro do Queens, dando muito trabalho para o Corpo de Bombeiros de Nova York combater as chamas em meio às ruas alagadas.

Todos os três grandes aeroportos da região - La Guardia, John F. Kennedy e Newark Liberty - foram fechados e mais de 9.000 voos cancelados. Em uma entrevista coletiva concedida na noite de segunda, o prefeito Michael Bloomberg pediu para que a população de Nova York fique em suas casas e deixe as ruas livres para as equipes de resgate.

Precauções - Considerado uma das mais devastadoras tempestades a atingir os Estados Unidos, a chegada de Sandy provocou a evacuação de áreas densamente habitadas da costa leste americana, a paralisação dos transportes públicos de Nova York e Boston e a suspensão das aulas.

Estima-se que mais de 50 milhões de americanos serão afetadas pela tempestade. Autoridades apontam que seis milhões de pessoas estão sem energia elétrica, em onze estados e no Distrito de Columbia. Uma empresa de prevenção de desastres estimou que os prejuízos podem chegar a 20 bilhões de dólares.

Efeitos - Embora não tenha a força do Katrina, que devastou Nova Orleans em 2005, o Sandy, que já matou 66 pessoas na semana passada no Caribe, deve causar inundações, fortes chuvas e ventos na região. A tempestade ainda pode causar a precipitação de até 1 metro de neve nos montes Apalaches, de Virgínia Ocidental até o Kentucky.
Tags: Sandy deixa 15 morto - Inundada em diversas

Fonte: VEJA �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI