Publicada em 20 de Março de 2013 �s 15h12
A Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc) realiza, durante esta semana, capacitação para secretários e técnicos que atuam diretamente nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), na política de Proteção Social Básica e Proteção Especial, nas secretarias municipais de assistência social de todo o Estado.
Com caráter mais técnico, o evento agrega oficinas que permitem aos participantes a atualização sobre os principais programas assistenciais do Governo Federal, como a Gestão do Programa Benefício de Prestação Continuada, os Formulários Técnicos de Registro do Cras e outros.
Para Rogeania Alves, psicóloga da cidade de Santo Antonio de Lisboa, os debates estão sendo enriquecedores, com atualidades que auxiliam na gestão municipal “eu que tenho um vínculo há quatro anos com a área da assistência social, vejo que é necessária a atualização. Os programas sempre mudam e a gente precisa aprender a fazer e a socializar o que aprendemos por aqui”, finaliza.
O secretário Estadual da Assistência Social, Francisco Guedes, pediu aos gestores para orientarem aos prefeitos a aderirem aos programas federais, que hoje figuram como as principais fontes de captação de recursos para os municípios “a nossa função aqui, é aprender a lidar com os programas, a navegar na internet e preencher corretamente formulários, mas também é importante o convencimento aos gestores municipais para aderirem aos programas federais que vão além da transferência de renda, mas outros como Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que ainda não é satisfatoriamente utilizado” avalia.