Piaui em Pauta

-
-
Em reunião, serão debatidos protocolo, segmentos aos casos, diagnóstico, acompan

Saúde debate microcefalia com os municípios

Publicada em 09 de Dezembro de 2015 �s 09h12


A Secretaria de Estado da Saúde reúne, nessa quarta-feira (9), secretários municipais de Saúde, diretores da rede hospitalar estadual e de maternidades, além de diretores de hospitais de Teresina para sensibilização sobre microcefalia. Na reunião, serão debatidos protocolo, segmentos aos casos, diagnóstico, acompanhamento às gestantes e bebês, e as ações de vigilância ambiental voltadas para o controle do vetor Aedes aegypti.

A oficina trará esclarecimentos sobre o último Boletim Epidemiológico emitido nesta terça-feira (8), pelo Ministério da Saúde, quando foi apresentado o protocolo emergencial de vigilância e resposta aos casos de microcefalia relacionados à infecção pelo zika. O objetivo do protocolo é passar informações, orientações técnicas e diretrizes aos profissionais de saúde e equipes de vigilância.

O protocolo contém orientações como a definição de casos suspeitos de microcefalia durante a gestação, caso suspeito durante o parto ou após o nascimento, critérios para exclusão de casos suspeitos, sistema de notificação e investigação laboratorial.  Além disso, há orientações sobre como deve ser feita a investigação epidemiológica, dos casos suspeitos e sobre o monitoramento e análise dos dados. Por fim, o protocolo traz informações sobre o reforço do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Alinhado às orientações do Governo Federal, a Secretaria de Saúde instituiu o Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública no Piauí – Microcefalia, que já definiu o fluxograma de atendimentos aos casos suspeitos, além de implantar o Centro de Referência de Microcefalia, que funciona no Instituto de Perinatologia Social do Piauí da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER).

O Centro de Referência de Microcefalia está capacitado para realização de consulta e avaliação com pediatra, neuropediatra, neurocirurgião, neonatologista, oftalmologistas, fisioterapeuta e obstetra. Assim como os exames complementares, como triagem auditiva e de fundo de olho, e a tomografia computadorizada é realizada no Centro Integrado de Reabilitação(Ceir). Outro papel do Centro de Referência é servir de orientação e condução dos casos que forem detectados a microcefalia intrauterina.

Quanto ao fluxograma, o documento aponta o caminho que mães e bebês percorrerão na rede hospitalar estadual, desde o nascimento do bebê com suspeita de microcefalia até o fechamento do diagnóstico da doença e encaminhamento para aconselhamento e investigação específica. Os procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde(SUS), portanto, gratuito em sua totalidade.

Assim que o recém-nascido é notificado com suspeita de microcefalia, será encaminhado ao hospital de referência do Estado, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), onde passará por investigação diagnóstica. A investigação consta de uma série de exames de anamnese e físicos para a avaliação da extensão do comprometimento no desenvolvimento da criança

Dados microcefalia

Até o dia 6 de dezembro, o Estado notificou 36 casos suspeitos de microcefalia associados ao zika vírus  e um óbito de recém-nascido sendo investigada a relação com o vírus da Zika.

Municípios de origem das gestantes

Barras, José de Freitas, Teresina, Cocal, Castelo do Piauí, São João da Serra, Ribeiro Gonçalves, Nossa Senhora dos Remédios, Piripiri, Betânia, São João dos Patos, Nazária, Campo Maior.

Oficina de Sensibilização sobre Microcefalia

Data/Horário: 9 de dezembro/ 8h às 14 Local: Rua Magalhães Filho, 519 – Centro/Norte - Auditório DATASUS

 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)