Piaui em Pauta

-
-
O Centro servirá de referência para a conduta do fluxo de diagnóstico e tratamen

Saúde implanta Centro de Referência para microcefalia na Evangelina Rosa

Publicada em 04 de Dezembro de 2015 �s 12h25


A Secretaria de Estado da Saúde, atenta à necessidade de acompanhamento intensivo dos bebês notificados com microcefalia, disponibiliza o Centro de Referência Estadual de Microcefalia que funciona no Instituto de Perinatologia Social do Piauí da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). 

O centro está capacitado para realização de consulta e avaliação com pediatra, neuropediatra, neurocirurgião, neonatologista, oftalmologistas, fisioterapeuta e obstetra. O exames complementares, como triagem auditiva e de fundo de olho e tomografia computadorizada são realizados no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Outro papel do Centro de Referência é servir de orientação e condução dos casos que for detectada a microcefalia intrauterina. “Pensamos também na situação da mãe que tem seu bebê diagnosticado com microcefalia. Assim, fortalecemos a atenção à mãe, garantindo o apoio integral nesse momento tão delicado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

Para a continuidade do tratamento das crianças com microcefalia, o secretário anunciou o fortalecimento dos pontos de atenção à pessoa com deficiência “para que a gente possa disponibilizar a estimulação precoce, garantindo todo o suporte para a mãe e o bebê”.

O Centro servirá de referência para todo esse apoio e conduta do fluxo de diagnóstico e tratamento. Para ter acesso aos serviços prestados pelo Centro, a mãe precisa do encaminhamento médico.

“A mobilização de Governo está sendo feita, mas precisamos da parceria valiosa da população nesse momento para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor que transmite os vírus da dengue, chikungunya e zika”, disse Francisco Costa.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)