Piaui em Pauta

-
-
Os governos estadual e federal estão aplicando R$ 18 milhões para atender cerca

SDR negocia recursos para os que sofrem com a seca

Publicada em 04 de Outubro de 2015 �s 15h10


A estiagem no Piauí é uma realidade que ainda atinge cerca 70% dos municípios do estado em quase cinco anos consecutivos, mas o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Francisco Limma, afirma que vem trabalhando com políticas públicas para tentar amenizar a situação daqueles que enfrentam esse problema diariamente.

Segundo ele, a meta é trabalhar projetos que possam preparar as famílias para conviver com a estiagem. “Nosso foco agora é preparar o Piauí com um plano de sistema de abastecimento de água destinado tanto para o consumo humano como a manutenção da produção nos locais onde a seca está instalada. Os governos estadual e federal estão aplicando R$ 18 milhões para atender cerca de 6 mil famílias e mais de 150 toneladas de alimentos que serão entregues às famílias mais carentes”, disse Limma.

O superintendente da SDR, Adalberto Tavares, disse que dentre os programas apresentados pela secretaria estão o Garantia Safra, valor destinado para os pequenos agricultores que tiveram alguma perda em virtude da seca; o convênio "Água Para Todos", programa que visa instalar cisternas, construir pequenas barragens e perfurar novos poços para o aproveitamento da água da chuva em diversas cidades que sofrem com a estiagem.

Sobre o recebimento do benefício do Garantia Safra, Adalberto informou que muitos agricultores receberão o benefício no mês de outubro. Já em relação à implantação de cisternas, o diretor contou que, ao todo, são mais de 5 mil e 400 cisternas que deverão ser instaladas até  final de 2015, mas que isso ainda está dependendo da liberação dos recursos do Ministério da Integração.

Conforme Tavares, os municípios de Cajueiro da Praia, Cocal e Caxingó foram contemplados hoje com esse benefício. Ele disse que mais de 10 municípios, também localizados na região Norte, deverão receber novas cisternas.

Adalberto contou ainda que o secretário Francisco Limma está negociando com o Ministério da Integração para fazer a liberação da segunda parcela desse convênio para que as barragens e poços possam estar prontos até o final do ano, e assim, os piauienses que residem nessas localidades possam ter condições de armazenar a água das chuvas.

Outra medida apontada pelo diretor foi o programa de subsídios, que consiste do milho no balcão, onde os criadores têm a oportunidade de comprar esse produto com preço inferior ao valor de mercado. Vale ressaltar que atualmente a venda só está sendo feita para os agricultores oriundos das cidades onde a Conab tem depósitos, tais como Floriano, Parnaíba e Picos.

Conforme o diretor de unidade da Defesa civil do Estado, Vitorino Tavares, cerca de 70% dos municípios piauienses estão sofrendo com a estiagem, sendo que um dos mais afetados são as cidades de Picos e São Raimundo Nonato. Em relação o decreto de emergência feito pelo governo, Tavares contou que o prazo segue até o dia 25 dezembro, mas que poderá ser prorrogado caso os índices de chuvas previsto para o final do ano não aconteça.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI