Piaui em Pauta

-
-
A primeira amostra do secador visa divulgar os benefícios da tecnologia aos extr

Secador de palha de carnaúba será apresentado no PiauíTec

Publicada em 15 de Outubro de 2014 �s 12h47


  												PiauíTec						 (Foto:Paulo Barros)					PiauíTec (Foto:Paulo Barros)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) vai apresentar, nesta quarta-feira (15), o protótipo de secador solar móvel, uma estrutura que vai aumentar a produtividade do pó da cera de carnaúba. Elaborado em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a primeira amostra do secador visa divulgar os benefícios da tecnologia aos extrativistas.

O Ministério do Meio Ambiente financiou a produção de kits e, após ajustes ao protótipo, serão cedidos às comunidades assentadas que trabalham com pó de carnaúba e palha, nos municípios de Campo Maior e Coivaras. A demonstração será feita durante a realização do PiauiTec 2014, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre até quinta-feira (16), no Parque Nova Potycabana.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Sedet, Ivani Gonçalves, espera-se que os secadores contribuam para a melhoria nas condições de trabalho do extrativista, aumentando a produtividade e a qualidade do pó extraído, além da conservação da floresta carnaubal. “Aumentando, com isso, a renda dos produtores, que poderão ampliar os seus negócios, com o aproveitamento da palha, para a produção artesanal, como vassouras e outros utilitários”, explica.

A cera de carnaúba é um dos principais produtos da pauta de exportação do Estado do Piauí, alcançando, somente em 2013, o volume de U$27,5milhões, tendo participação de 27,44% na pauta exportadora. Em 2014, de janeiro a setembro, foram negociados mais de U$42,417 milhões, com 19,34% de participação na pauta do Estado. No ranking de exportações, perde apenas para a soja.

A cera é um importante componente para fabricação de cosméticos, ceras para pisos e automotivos, além de óleos lubrificantes.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA