Piaui em Pauta

-
-
Ernani Maia visitou as cidades de Piracuruca, Buriti dos Lopes, Luís Correia e P

Secretário de Saúde garante melhorias para hospitais do norte do estado.

Publicada em 17 de Março de 2013 �s 09h02


Ernani Maia visitou as cidades de Piracuruca, Buriti dos Lopes, Luís Correia e Parnaiba						 (Foto:Hérlon Moraes/Sesapi) Ernani Maia visitou as cidades de Piracuruca, Buriti dos Lopes, Luís Correia e Parnaiba (Foto:Hérlon Moraes/Sesapi)

Após monitorar e reestruturar seus hospitais regionais e estaduais, a Secretaria de Estado da Saúde vem também apoiando e acompanhando, desde agosto de 2011, os hospitais municipalizados. O objetivo é diagnosticar problemas que dificultam o bom andamento dos serviços de saúde. Neste sábado (16), o secretário de estado da Saúde, Ernani Maia, visitou hospitais de quatro cidades do norte do Piauí. Acompanhado do superintendente de atenção à saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino, e sua equipe, o gestor viu de perto a realidade das unidades de saúde de Piracuruca, Buriti dos Lopes, Luis Correia e Parnaíba.

A visita começou pelo Hospital Doutor José de Brito Magalhães, em Piracuruca. A unidade de saúde, que possui 44 leitos e duas salas de cirurgias, foi uma das 53 que passou por processo de municipalização. Desde 2009, a prefeitura é quem administra o local.

“Piracuruca está bem, mas precisa aprimorar e melhorar alguns serviços. Uma das formas que encontramos para ajudar esses municípios foi o cofinanciamento da saúde para as áreas da Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Centro de Especialidade Odontológica, Laboratório Regional de Prótese Dentária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No início da semana vários gestores assinaram o termo, comprometendo-se em aplicar tudo o que for repassado. Ao todo, por ano, serão investidos R$ 40 milhões. Nenhum município vai receber menos de R$ 6 mil por mês. O repasse vai de acordo com o contingente populacional”, explica o secretário de saúde Ernani Maia, que ainda visitou em Piracuruca, um pronto-socorro local que está desativado, a sede do SAMU, além dos centros odontológicos e de fisioterapia, estes últimos com estrutura completa e de alto nível.

Em seguida foi a vez da equipe da Sesapi vistoriar o Hospital Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes. A unidade de saúde também passou por processo de municipalização e, atualmente, encontra-se fechada após má gestão local. “Nossa prioridade hoje é reabrir este hospital o mais rápido possível. É um local estratégico, bem próximo a Parnaíba”, afirmou o secretário, que estava acompanhado do prefeito do município, Bermildo Val.

“Queremos entregar este hospital em setembro para a população, durante o aniversário de Buriti dos Lopes”, disse o prefeito.

Já no litoral do estado, Ernani Maia visitou o hospital local Nossa Senhora da Conceição, em Luis Correia. Construído pelo município, a unidade de saúde passa por dificuldades. “Recebemos o hospital sem médico plantonista. Hoje a situação já está dentro da normalidade, mas temos ainda muitas deficiências”, afirmou a prefeita Adriane Prado.

Hospital Estadual Em Parnaíba foi a vez do hospitais Colônia do Carpina e Dirceu Arcoverde, o HEDA, ambos estaduais. A equipe se reuniu com a diretoria da unidade de saúde onde discutiu melhorias para o local. “Estamos trabalhando para atender os anseios da população aqui no HEDA como a climatização das enfermarias, novas ambulâncias, além da readequação de espaços para que o HEDA seja cada vez mais prestador de serviços para o município de Parnaíba, que é gestor pleno da saúde”, disse Ernani Maia. A deputada estadual Juliana Moraes Souza acompanhou o gestor durante a visita.

Só este ano Ernani Maia visitou os hospitais de Elesbão Veloso, Barras, José de Freitas, Esperantina, Batalha, Cocal, Castelo do Piauí, Altos, União, Miguel Alves, dentre outros. Ao todo, o Piauí possui 77 Hospitais de Pequeno Porte – HPP, sendo que destes 53 foram municipalizados entre 2005 e 2009.



» Siga-nos no Twitter

Tags: Secretário de Saúde - SASAPI

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI