Publicada em 04 de Fevereiro de 2016 �s 12h30
Levar música, dança e teatro para as escolas estaduais. Esse é o objetivo das secretarias estaduais da Cultura e Educação, que se unem para levar ações culturais aos alunos da rede pública. A pauta foi discutida em audiência, nessa quarta-feira (3), entre o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, e a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias.
Entre os principais projetos está o envolvimento da Escola de Dança do Estado Lenir Argento, Escola de Música de Teresina e Escola Técnica de Teatro Gomes Campos com as escolas da rede estadual de ensino. Os alunos e professores das escolas de dança, música e teatro desenvolverão projetos que serão aplicados em escolas públicas indicadas pela Seduc, fazendo o intercâmbio de conhecimentos entre os alunos dessas unidades.
“A ideia é que a gente case essas ações entre as escolas do Estado, queremos pegar o melhor das escolas de dança, música e teatro e levar todo esse potencial aos alunos nas unidades escolares indicadas pela Secretaria da Educação”, afirma o secretário Fábio Novo.
Os projetos devem ser desenvolvidos também em escolas do interior do estado, o que também irá estimular a visitação nas casas mantidas pela Secult. “A nossa prioridade é mapear as escolas com histórico de violência em todo o Piauí para levar essas ações culturais, assim, nós conseguiremos diminuir a evasão escolar e a violência”, comentou a secretária Rejane Dias.
Os diretores Datan Izaká (Escola de Dança), Aurélio Melo (Escola de Música) e Chiquinho Pereira (Escola de Teatro) também participaram da audiência e pediram a renovação de mais um ano do teste seletivo dos professores das respectivas escolas. Apesar das escolas serem mantidas pela Secult, os professores são contratados pela Seduc, por isso, há a necessidade de continuação das aulas com esses professores. A carga horária também será estendida para 40h, pela necessidade dos professores levarem essas ações culturais a outras escolas.