Publicada em 19 de Maio de 2015 �s 12h14
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pretende iniciar as aulas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano no dia 25 de maio. Para isso, a secretaria reúne, entre os dias 18 e 22, cerca de 500 educadores de 41 municípios no curso de formação do programa. A meta deste ano é alcançar 8 mil jovens.
A capacitação tem como objetivo promover a reflexão sobre a juventude atual e garantir que todos tenham compreensão do Projeto Pedagógico Integrado do ProJovem Urbano. A lógica é reforçar o conjunto de ações que cada um desempenha no conjunto de educadores, discutir as etapas de elaboração dos instrumentais de integração do currículo: sínteses integradoras, projeto de orientação profissional e plano de ação comunitária e, também, discutir as estratégias para a permanência e aprendizagem dos jovens, além de oferecer subsídios que permitam a realização do planejamento coletivo.
O programa é direcionado aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental. Além da continuidade desta etapa de ensino, integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, os estudantes receberão bolsa auxílio de R$100, durante 18 meses. Estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes nas áreas de saúde, alimentação, turismo e hospitalidade, administração, telemática e saúde.
A coordenadora adjunta do Projovem Urbano da Seduc, Nayana Castro, afirma que o Programa é uma importante ferramenta para resgatar jovens e motivá-los a finalizar a escolarização. “Estes jovens, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental e precisamos promover a sua reinserção na escola e no mundo do trabalho”, disse.
Para a educadora Maria Inês, do município de Batalha, o encontro é uma ferramenta importante, pois possibilita uma maior integração entre os atores do programa e facilita o repasse das orientações necessárias para o bom andamento dos trabalhos.
O encontro reúne cerca de 500 educadores de 41 municípios. A previsão da Seduc é que as aulas do ProJovem Urbano tenham início no dia 25 de maio. A meta deste ano é alcançar 8 mil jovens.
Os trabalhos acontecem na Faculdade Ademar Rosado, no horário de 8h às 18h.