Publicada em 15 de Setembro de 2015 �s 14h46
O secretário da Seid, Mauro Eduardo se reuniu, na manhã desta quinta-feira (15), com o presidente da FMS, Luciano Nunes e com a coordenadora do Centro Odontológico do Hospital da Polícia Militar do Piauí, Coronel Amparo Veloso.
A reunião teve como objetivo tratar de parcerias entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Saúde (Sesapi), com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), para o atendimento do Centro Odontológico do Hospital da Polícia Militar do Piauí.
O objetivo do Centro é proporcionar um atendimento odontológico ao paciente com deficiência intelectual e autismo, que necessite de sedação ou anestesia geral em ambiente hospitalar.
Segundo Mauro a previsão de funcionamento do Centro é até o final deste ano. “Nossa intenção é colocar nesse projeto pessoas concursadas pra que possamos dá continuidade na prestação dos serviços odontológicos e para isso contaremos com a parceria da FMS. Além disso, existe uma determinação federal para que esse projeto aconteça em Teresina, Bom Jesus e Floriano”, enfatiza o secretário.
A outra parceria proposta é em relação aos diagnósticos das pessoas com deficiência intelectual e autismo não colaborativo. “O Centro vai oferecer atenção terciária para as pessoas com deficiência intelectual e autismo não colaborativas, aqueles que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) não conseguiam atender. Na atenção básica esses pacientes já seriam diagnosticados e encaminhados com todo pré-operatório definido para o Centro do HPM”, destaca a coordenadora do projeto.