Piaui em Pauta

-
-
O evento será em maio e visa discutir a formação, valorização e novas perspectiv

Semana de Enfermagem da Uespi discutirá a valorização do profissional

Publicada em 15 de Abril de 2016 �s 13h43


A VIII Semana de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), deve ocorrer entre os dias 16 a 18 de maio e este ano, o evento traz o tema “Construção Histórica e Valorização do Profissional de Enfermagem: Cuidado de quem Cuida”. Entre as questões que visa discutir estão a formação, valorização e novas perspectivas de campo profissional. O evento será no auditório José Adail Fonseca, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Centro de Teresina.

Na programação estão previstos quatro minicursos: “Manejo clínico: Zika, Dengue e Chikungunya”, “Protocolo de preparo de exames de imagem”, “Manejo de bomba de infusão” e “Farmacologia para Enfermagem”. Entre os temas de palestras estão a doação de órgãos, doenças ocupacionais de profissionais de enfermagem e a mesa-redonda “Valorização da Enfermagem: Trabalho nos dias atuais”. Estudantes e professores podem inscrever trabalhos acadêmicos para apresentação nos formatos banner ou exposição oral.

As inscrições para a VIII Semana de Enfermagem começam na próxima segunda-feira (18), com um valor únicos R$ 30,00 para estudantes, professores da área de enfermagem. “Nós, além das discussões queremos possibilitar um espaço para a exposição do conhecimento produzido pelos docentes e estudantes da Uespi e de outas Instituições de Ensino Superior do Piauí”, explicou a presidente da comissão científica do evento, profª Drª. Elyrose Brito.

De acordo com a professora Francisca Aline, durante a programação deve acontecer uma palestra sobre o Projeto de Lei nº 4930/2016, elaborada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que determina a realização do Exame de Suficiência para Enfermagem. “Neste momento queremos discutir e esclarecer para os alunos e professores como funciona essa proposta de realização que os formandos em Enfermagem deverão realizar, caso o projeto obtenha aprovação no Parlamento. Acreditamos que será benéfico para melhorar a qualidade do ensino das escolas de enfermagem pelo Brasil”, ressaltou.

O Projeto define que estudantes que concluírem o curso em Enfermagem deverão submeter-se ao Exame de Suficiência para exercício para profissão. De acordo com o Cofen, o objetivo é aprimorar a assistência oferecida à população brasileira por enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, que atualmente, somam 2 milhões de profissionais atuando no Sistema Único de Saúde. A preocupação do Conselho reside na proliferação que os cursos de Enfermagem experimentam nos últimos anos em todo o país.

“Como docentes entendemos que o aumento exacerbado dos cursos de Enfermagem não refletem necessariamente qualidade na formação dos estudantes. E é necessário que o enfermeiro tenha uma formação bastante sólida, porque este cuidará de vidas, e sua má formação representa um risco da saúde da população que será assistida por esses profissionais”, disse Elyrose Brito.

Dados do Censo da Educação Superior registram a oferta anual de cerca de 160 mil vagas presenciais de graduação em Enfermagem, distribuídas por todo o Brasil. E uma pesquisa realizada pelo Cofen em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswald Cruz) revela indícios saturação do campo profissional, achatamento salarial entre outros aspectos.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)