Publicada em 28 de Novembro de 2013 �s 14h33
Secretário de Planejamento abriu o seminário nesta manhã (Foto:Thiago Amaral)
Pela primeira vez o Piauí organiza um plano de negócios e projetos a serem executados a longo prazo. Nesta quinta-feira (28) foi dado mais um passo rumo à finalização do documento que define quais as diretrizes e de que forma o Estado deve investir nos próximos 40 anos a fim de garantir um salto de desenvolvimento econômico e sustentável. Autoridades e especialistas se reuniram no Tribunal de Contas do Estado a fim de finalizar o documento que será entregue em janeiro de 2014.
De acordo com o secretário do Planejamento, César Fortes, o Seminário "Piauí 2050: O futuro que a gente quer” vai discutir a atual conjuntura econômica mundial e nacional com o intuito de apresentar as melhores propostas nas áreas de educação, cultura, turismo, agronegócio, energia renovável e gás, mineração, infraestrutura e arranjos produtivos locais.
“O Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES) não se trata de um plano de governo, pois esse é feito para ser executado em quatro anos. O PDES se trata de um plano a longo prazo, ou seja, a luz das informações que nós temos hoje é que vamos pensar o futuro do nosso estado e quais são os atalhos que nós podemos pegar para garantir o nosso objetivo”, disse secretário.
Para César Fortes os últimos resultados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) comprovaram que o Piauí está crescendo acima da média nacional. “O PIB do Piauí teve um crescimento de 6,1%, maior que o do Brasil em mais de 2,5 vezes, além de ter ficado entre os três estados brasileiros com maior crescimento em renda per capita, perdendo apenas para o Espírito Santo e Maranhão, o que comprova que o crescimento do Estado tem sido um dos maiores no país”, afirma.
Painéis
Dois painéis marcaram a abertura do Seminário Piauí 2050. Na primeira oportunidade, Guilherme Schutzer, professor de urbanismo e desenho da paisagem na Faculdade Associação Escola da Cidade, falou sobre recursos ambientais e suas condicionantes.
“Nós queremos colocar em discussão se a carteira de projetos econômicos a serem priorizadas tem um rebatimento ambiental favorável, ou seja, se a sua execução não irá trazer grandes restrições à preservação ambiental. Pois, o Piauí é um estado que surpreende por ainda guardar em seu território cerca de 80% das suas belezas naturais preservadas”, ressata o professor.
Para Schutzer o desafio do Piauí é acirrar seu desenvolvimento econômico e transformá-lo em um desenvolvimento mais equitativo do ponto de vista social e ambiental.
Já o segundo painel, ministrado pelo pós-doutor em Economia, Jorge Jatobá, abordou como os condicionantes econômicos vão determinar o futuro do Piauí. “Mas, não vamos avaliar apenas os condicionantes econômicos internos do estado, mas sim os condicionantes mundiais, entender o que está acontecendo na economia mundial e que pode ajudar ou atrapalhar o Piauí, o quê que está acontecendo no Brasil como um todo, que também pode dificultar ou oportunizar os investimentos no estado, bem como os condicionantes do Nordeste, pois todas estas características revelam uma tendência econômica futura”, pondera.
Programação
Dia 28/11
TARDE 15h - Apresentações Setoriais do PDES SALA 1 Educação – Ms.Carlos Henrique de Araújo: ex-diretor do Inep/MEC, foi consultor Unesco, PNUD, Unicef, OIT e Banco Mundial. Cultura – Ms. Nilson Coelho: arquiteto e urbanista, possui vasta experiência em projetos culturais. Turismo – Ms. Gleice Guerra: atua em planejamento do turismo para o setor, é responsável pelo programa Capacitar do São Paulo Convention & Visitors Bureau.
Debate SALA 2 Agronegócio – Amaury Patrick Gremaud: professor da USP, foi diretor de Avaliação da Educação do Inep/MEC. Mineração – Alexandre Berzaghi: economista, mestrando em desenvolvimento econômico, atuou na gestão de projetos para a Vale, Petrobras, Porto de Suape. Energias Renováveis e Gás – Paulo Seleghim: professor da USP, desenvolve projetos de pesquisas em Energias Renováveis e Escoamentos Multifásicos Industriais. Debate
Dia 29/11
MANHA
8h30 - Apresentação Setorial do PDES Infraestrutura e Logística – José Esteves: especialista em Planejamento Urbano, possui experiência em infraestrutura de transportes Debate Apresentação: “Síntese das Discussões e Reflexão sobre os Programas Associados do PDES” Prof. Pádua Ramos: ex-secretário de Planejamento do PI e CE, foi superintendente adjunto da Sudene e pró-reitor de Planejamento da UECE.
Jorge Jatobá: é pós-doutor em Economia do Trabalho e Relações Industriais, atuou como pesquisador em universidades americanas e consultor da OIT, Banco Mundial e Cepal. Debate
Encerramento