Piaui em Pauta

-
-

Seminário sobre Ciência e Tecnologia reúne pesquisadores em Picos

Publicada em 09 de Maio de 2015 �s 11h33


  												Encontro em Picos						 (Foto:Michelly Samia)					Encontro em Picos (Foto:Michelly Samia)

A cidade de Picos sediou o I Seminário Perspectivas em Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação do Semiárido Piauiense. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (8) no auditório do Centro de Tecnologia Apícola do Piauí (Centapi). O evento reuniu importantes pesquisadores que atuam no estado, desenvolvendo estudos voltados para o semiárido, principalmente para a agricultura familiar nas cadeias produtivas do mel, do caju, dentre outros.

A primeira mesa redonda, “Perspectivas em Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação no Território do Vale do rio Guaribas”, contou com a participação da professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Maria Alvenir Barros Vieira; o diretor do campus de Picos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto; a coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade R. Sá, Andreia Alice; o professor Rodrigo Gerolieto; a assessora de pesquisa do campus de Picos da UFPI, professora Luisa Helena; e o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e o diretor do Instituto Multicom, Marcus Linhares que falou sobre a materialização das pesquisas científicas. “A nossa intenção é estar junto das instituições de ensino, UFPI, Uespi, IFPI, entre outras, para que possamos colher as pesquisas desenvolvidas e levá-las para um ambiente de aplicabilidade”, disse.

Na segunda mesa redonda, com o tema, “Perspectivas em Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação na agricultura familiar no semiárido piauiense”, foram discutidas alternativas para o desenvolvimento de instrumentos que aliados à ciência possam auxiliar o crescimento da agricultura familiar. Participaram da mesa o professor da Uespi, Renato Santos Rocha e a professora da UFPI, Juliana Bendini.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, esteve presente no seminário e destacou ações que futuramente devem beneficiar a região de Picos. “Um seminário como esse é muito importante, a Fapepi está aqui para ouvir as demandas locais, este é um dos primeiros passos para que juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), possamos instaurar o Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Picos”, declarou.

O Superintendente de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí, Francisco das Chagas, destacou a importância das parcerias firmadas através de eventos como o seminário de Picos. “Estamos reunindo neste seminário importantes instituições de pesquisa do Estado, e isso é reflexo das parcerias que estamos fazendo juntamente com a Fapepi. Estivemos recentemente em Parnaíba para inauguração do Polo de Desenvolvimento Tecnológico, e estamos estruturando a proposta para criação de um Polo também em Picos, e por sugestão do presidente da Fapepi, Francisco Guedes, ampliar a criação desses polos em vários outros municípios”, informou.

Estiveram presentes ainda o professor do IFPI, Haroldo Reis, o representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Thiago Medeiros, o representante da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), Antônio Leopoldino, o representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), unidade de Picos, Erimar Coelho e o presidente da central de cooperativas dos produtores de caju, Jocibel Reis.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA