Publicada em 06 de Novembro de 2013 �s 11h11
O Governo do Piauí, em parcerias com órgãos e instituições locais, promove o I Seminário Piauiense de Gestão em Saúde. O evento inicia nesta quinta-feira (7), e segue até sábado (9), no Blue Tree Rio Poty Hotel. Segundo a organização, o seminário tem como principal objetivo levar novos conhecimentos e mecanismos para melhoria em gestão na área de saúde, de forma a otimizar os serviços prestados e facilitar o acesso da população.
De acordo com o coordenador do seminário, o médico Valdeci Carvalho, a cada dia, surgem novas demandas, principalmente devido aos usuários dos serviços que têm se mostrado mais exigentes e conscientes. “Com isso, é preciso uma mudança de postura em busca de maior conhecimento da gestão de saúde no Piauí. Além disso, os avanços tecnológicos são crescentes e é preciso ter conhecimento dessas demandas, avaliando também seu custo-benefício, já que os investimentos nesse setor são altos”, destacou.
Valdeci Carvalho acentua outro ponto importante com relação às empresas de saúde que não conseguiram se firmar como as familiares. “Esses temas serão tratados com gestores do mais alto gabarito e oriundos dos grandes centros de referência do país, onde o tema gestão em saúde tem avançado muito. Temos que avaliar uma série de questões, como a regulação, conhecimento, administração e atualização e, por isso, teremos um temário grande que, certamente, irá agregar e transferir importantes experiências para os participantes”, acrescentou.
O evento já tem confirmada a presença de profissionais de grandes centros de saúde do país, como o dr. Gonzalo Vecina Neto, superintendente corporativo do Hospital Sírio Libanês (São Paulo) e mestre e docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, já tendo sido diretor presidente da Anvisa (de 1999 a 2000) e secretário Municipal da Saúde de São Paulo (de 2003 a 2004). Outro nome confirmado é o dr. Guilherme Villa, diretor médico da Rede D’Or, a maior operadora independente de hospitais do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco.
O médico Guilherme Barcelos também está no rol dos convidados para falar no I Seminário Piauiense de Gestão em Saúde. Ele foi pioneiro em promover o modelo de Medicina Hospitalar no Brasil, organizando os primeiros eventos que apresentaram o médico hospitalista nacionalmente. Atualmente é um dos coordenadores da International Hospitalists Section/SHM, além de médico do programa de Gestão da Qualidade e da Informação em Saúde-Qualis do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Outro palestrante confirmado é o dr. Miguel Kfouri, desembargador, mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Católica do Paraná (1994) e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2005). É membro Titular da Academia Paranaense de Letras Jurídicas; autor das obras jurídicas: Responsabilidade Civil do Médico, Culpa Médica e Ônus da Prova e Responsabilidade Civil dos Hospitais.
Também confirmado o dr. Antonio Carlos Lira, especialista em Administração Hospitalar e em Serviços de Saúde (USP); doutor em Informática Médica (USP) e pós-doutor em Ciências Econômicas e Sociais da Saúde pela Universidade de Paris VII. Entre outros títulos e experiências importantes, Lira é atualmente diretor técnico e de tecnologia do Hospital Sírio Libanês.
Inscrições
Gestores, profissionais e estudantes que tiverem interesse em participar do evento podem se inscrever através do site http:///. Ou obterem mais informações através do telefone (86) 3221 0101.
O I Seminário Piauiense de Gestão em Saúde é uma realização do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Teresina, Unimed Teresina e Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).