Piaui em Pauta

-
-
O Dia D de Qualidade de Vida do Servidor Seplan contou com a parceria de equipes

Seplan lança projeto Planejamento Saudável

Publicada em 03 de Maio de 2016 �s 08h32


Os servidores da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) participaram, nessa segunda-feira (2), do Dia D de Qualidade de Vida do Servidor Seplan. A ação contou com palestras sobre nutrição saudável, postura correta no trabalho, medição de glicemia, massa muscular  aferição de pressão arterial, orientação nutricional, informações sobre câncer de mama, tabagismo e outras atividades.

De acordo com a diretora administrativa financeira da Seplan, Carmem Verônica, o Dia D faz parte do Projeto “Planejamento Saudável”, que visa melhorar a qualidade de vida dos servidores da secretaria, promovendo atividades que atuem tanto física, quanto mental e também espiritualmente. “Estamos fechando parcerias com outras instituições para oferecer aos servidores, por exemplo, ginástica laboral uma vez por semana”, explica a diretora.

Carmem Verônica reforça que o sucesso do dia D foi possível graças às parcerias firmadas com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso (Duvas) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

A nutricionista do Cerest, Meires Santos, destacou a importância de se promover a saúde. “O papel básico do Cerest é promover saúde e prevenir doenças, então, num momento de uma palestra como esta a gente mostra o passo a passo de uma alimentação saudável, que não tem segredo, não tem dificuldade, é fácil, é acessível, que vai promover a saúde e evitar algumas doenças”, fala Meire.

A profissional destaca ainda a importância da iniciativa da Seplan. “Parabenizamos a Seplan pela iniciativa e agradecemos o convite, porque eventos como este tendem a mexer a com a cabeça do trabalhador, que às vezes está acomodado, com o dia a dia, com os folhetins que vendem dietas milagrosas e a gente chega com uma palestra mostrando que não é difícil, mas que precisamos adotar um estilo de vida, para ter mais qualidade de vida”, conclui a nutricionista.

A fisioterapeuta Elzirene Duarte chamou atenção para a importância da prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, principalmente aquelas ligadas a má postura.

A equipe da Secretaria da Saúde, em parceria com a Faculdade Santo Agostinho e Escola São Camilo, prestou informações sobre programas desenvolvidos pelas secretarias, realizou avaliação de hipertensão, ergonomia, taxas de glicemia, índice de massa corporal, fez encaminhamentos e deu orientações aos servidores que puderam também tirar dúvidas sobre tabagismo e câncer de mama.  Só a equipe da São Camilo realizou 70 testes de glicemia.

As próximas ações do Projeto Planejamento Saudável incluem palestras, campanhas educativas, promoção da saúde, entre outras atividades que visam a valorização do servidor.

 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI