Piaui em Pauta

-
-
A Rede de Urgência e Emergência (RUE) foi apresentada na cidade de Água Branca,

Sesapi apresenta Rede de Urgência e Emergência no Território Entre Rios

Publicada em 18 de Dezembro de 2013 �s 15h38


  												Sesapi apresenta Rede de Urgência e Emergência no Território Entre Rios						 (Foto:Márcio Sales)					Sesapi apresenta Rede de Urgência e Emergência no Território Entre Rios (Foto:Márcio Sales)

A Rede de Urgência e Emergência (RUE) foi apresentada na cidade de Água Branca, na manhã desta quarta-feira (18), aos secretários municipais de Saúde e prefeitos do território Entre Rios. As estratégias da REU e seus objetivos foram apresentados pelo diretor da Divisão Hospitalar da secretaria de Estado Saúde, Telmo Mesquita, que acompanhado dos técnicos da Comissão Condutora da Rede, explicou aos participantes com o Estado deverá receber os recursos para este projeto.

"Com a Rede pretendemos superar os gargalos gerados pelo perfil da carga de doenças, com predominância principalmente, das causas externas, como acidentes e atropelamentos. Água Branca por ser a porta de entrada de outras dezenas de cidades circunvizinhas será a cidade que receberá recursos e estrutura necessária para melhorarmos os serviços de urgência e emergência em toda a região do médio Parnaíba", assegurou Telmo Mesquita.

Segundo Mesquita, a urgência não se resolve com investimentos apenas em Teresina e em cidades polos. "É preciso investir e organizar as macrorregiões, por isso, temos o desafio de até o fim de 2014, no máximo, expandirmos a Rede de Urgência e Emergência para todo o Estado, começando aqui pelo Hospital Senador Dirceu Mendes Arcoverde, em Água Branca", afirmou.

Para o prefeito do município, Jonas Moura, não é possível pensar na superação dos problemas do município sem a organização da urgência na região do Médio Parnaíba. "A proposta do Governo Estadual é fundamental para a organização da urgência e emergência em nosso interior, porém, nós, enquanto gestores municipais, temos o compromisso e a responsabilidade de junto aos nossos servidores difundir esta informação de forma responsável para que nossa população não se confunda, daí a importância de estarmos todos  hoje nesta reunião”, destacou.

De forma breve e objetiva, a secretária de Saúde de Água Branca, Margareth Pimentel, garantiu a agilidade necessária para que o projeto da RUE possa vir a ser implantado o mais breve possível e garantir melhorias nos serviços para os pacientes de Água Branca e de toda a região. “Não é porque nossa cidade passará a ganhar recursos federais e estaduais que iremos nos acomodar. Agora é que a responsabilidade será dobrada e para isso já estudamos valores, reforma e capacitação de nossos profissionais a fim de garantir logo a instalação desta Rede”, garantiu.

Investimentos e características da RUE

O Hospital Senador Dirceu Mendes Arcoverde deve receber investimentos na ordem de R$ 6 milhões para reforma e compra de equipamentos. O Hospital deve atender casos de Urgência e Emergência a pacientes que venham de cidades como Amarante, Agricolândia, São Pedro, São Gonçalo, dentre outras localizadas naquela região do Território Entre Rios.

A Política Estadual de Urgência e Emergência no Estado é formada pela Atenção Primária em Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, pontos  de atenção hospitalar classificado de acordo com sua tipologia e função na Rede, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

Os Hospitais participantes da Rede de Resposta Hospitalar às Urgências e Emergências serão definidos de acordo com classificação e função na Rede.

O plano regional para definição do quantitativo e da localização dos hospitais que comporão a Rede Regional de Urgência e Emergência é elaborado em oficinas de trabalho, considerando os seguintes critérios: população e tempo resposta de no máximo 60 minutos, através de um ponto fixo ou móvel, para 90% da população da macrorregião.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)