Piaui em Pauta

-
-
Setut bloqueia cartões de grat

Setut bloqueia cartões de gratuidade no transporte público de idosos por suspeitas de fraude.

Publicada em 15 de Novembro de 2018 �s 23h41


A fiscalização da Secretaria de Transporte Urbano de Teresina (SETUT) detectou inúmeros casos de cartões que garantem o transporte público gratuito para idosos sendo usado por outras pessoas. A prática é considerada fraude, e pode causar o bloqueio dos cartões.

» Siga-nos no Twitter

Os flagrantes são feitos pelo setor de fiscalização do Setut. Ao utilizar o cartão no ônibus, a imagem do usuário é capturada pelo aparelho leitor dos cartões. A foto é enviada para o sistema do órgão, que compara a imagem com os dados do beneficiário do cartão.

“Lembrando que esse benefício é pessoal e intransferível. No entanto, há uma quantidade de significativa de usuários que não o utilizam de forma consciente”, explicou Índica Medeiros, coordenadora executiva do Setut.

Mas há quem cometa esse erro sem a intenção de fraudar o sistema de transporte. É o caso da aposentada Maria Aguiar, que quando o ônibus está lotado, passa seu cartão de mão em mão entre os passageiros, e a imagem capturada pelo leitor de cartões acaba sendo a de outra pessoa.

“Eu nem vou até a catraca. O povo vai entrando, peço 'passe aí por favor'. Aí, eu já desço ali, passo lá, me entregam de volta”, relatou dona Maria. Apesar da boa fé da aposentada, o Setut não tem como diferenciar estes casos das fraudes reais, e garantir que ela foi a verdadeira beneficiada com aquela viagem gratuita.

Quando a fraude é detectada, o cartão é bloqueado. Até a terceira ocorrência, não é necessário gastar nada para desbloquear o cartão. A partir da quarta ocorrência, o usuário tem que pagar a taxa correspondente a doze tarifas e assina uma advertência. Com o preço atual da tarifa de transporte publico de Teresina em R$ 3,60, a taxa custa R$ 43,20.

Em caso de reincidência, o cartão do idoso é suspenso por 90 dias. Caso haja ainda uma segunda reincidência, o cartão é bloqueado por 180 dias.

Tags: Setut bloqueia cartõ - A fiscalização

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA