Piaui em Pauta

-
-
Sobe para 3 os casos de mortes

Sobe para 3 os casos de mortes com suspeita de infecção na Maternidade Evangelina Rosa.

Publicada em 19 de Junho de 2018 �s 08h37


Subiu para três mortes de pacientes com suspeita de infecção hospitalar na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina. A promotora Karla Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), confirmou ao G1 que a morte ocorreu início de junho, antes da denúncia de problemas na estrutura física e falta de medicamentos e materiais para exames na unidade.

» Siga-nos no Twitter

Na semana passada, duas mulheres morreram em apenas dois dias na maternidade sob suspeita de infecção. Já outra paciente internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com o mesmo quadro clínico, teve morte cerebral confirmada na sexta-feira (15) em decorrência de uma púrpura trombocitopênica trombótica (PTT), uma alteração hematológica rara, não associada a infecção.

"Essa terceira morte ocorreu antes da vistoria feita pelo Ministério Público, Conselho Regional de Enfermagem e Conselho Regional de Medicina, no qual foi constatada diversas irregularidades na maternidade. Já requisitei informações sobre o caso e um estudo dos óbitos para análise dos prontuários destas pacientes e assim indique se essas mortes são por conta da deficiência da unidade ou de pré-natal, como alega a direção", explicou a promotora.

Para Karla Carvalho, é preciso ter cautela e espera um levantamento concreto da Comissão de Controle Hospitalar (CCH). O G1 procurou a assessoria da maternidade, mas não foi encontrada pela falar sobre o caso.

A promotora destacou que mesmo após a vistoria, os problemas na maternidade continuam os mesmos. A presidente do CRM, a médica Míriam Parente, disse que irá propor um indicativo de interdição ética na maternidade. A proposta será analisada no Conselho na próxima segunda-feira (18), que deve deliberar sobre as condições de trabalho no local. Se aprovado, os médicos serão impedidos pelo conselho de trabalhar nos setores problemáticos da maternidade.



Comissão ouviu médicos e enfermeiros que trabalham na Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina. (Foto: Divulgação/ CRM)

"A maternidade continua com deficiência no laboratório, com a falta de medicamentos e materiais para exames. Foi solicitada a aquisição de sabonetes, insumos e bactericidas, como o lodo povidine para limpeza terminal, que desinfetar o ambiente de bactérias e não é feita há um mês, tornando o ambiente propício para infecção", comentou.

Ainda segundo a promotora, uma paciente está internada na UTI da maternidade com quadros de infecção hospitalar e cinco na enfermaria com mesmo quadro.




Tags: Sobe para 3 os casos - Subiu para três mort

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade CORONAVIRUS