Piaui em Pauta

-
-
STJ mantém condenação de André

STJ mantém condenação de André do Rap por tráfico internacional de drogas.

Publicada em 13 de Outubro de 2020 �s 22h15


Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve nesta terça-feira (13) a condenação de alvos da operação Oversea – entre eles, André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap.

» Siga-nos no Twitter

Os ministros rejeitaram um recurso que, na prática, poderia fazer com que o STJ analisasse questionamentos sobre uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Ao julgar o caso, o TRF-3 manteve a condenação de primeira instância, mas alterou a pena de André do Rap.

O TRF-3 condenou André do Rap à pena de 15 anos, seis meses e 20 dias pelo crime de tráfico internacional de drogas. Em conjunto com outros réus, o traficante foi investigado e denunciado no âmbito da Operação Oversea, deflagrada pela Polícia Federal em 2014.

5 pontos para entender o caso André do Rap e o STF

A Sexta Turma do STJ não chegou a discutir o caso. O projeto foi rejeitado em julgamento da chamada lista – ações que são analisadas em bloco, e nas quais não há divergência significativa entre os ministros.

O recurso
Os advogados pediram que o STJ apreciasse o mérito da decisão do TRF-3, ou seja, a punição aplicada a André do Rap. Disseram que, para isso, não seria necessário o reexame de provas – algo que não pode ser solicitado neste grau de recurso.

Os ministros do STJ, no entanto, consideraram que a defesa não questionou todos os argumentos usados pelo TRF-3 ao negar um recurso anterior, e que isso contraria o entendimento da Corte. Segundo a Turma, a defesa deixou de mostrara presença de elementos suficientes para permitir que o recurso fosse analisado.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a organização criminosa investigada na Overseas se especializou no envio de drogas para o exterior – principalmente para a Europa – a partir do Porto de Santos (SP), com a utilização de contêineres.

Traficante solto
Como os recursos ainda tramitam na Justiça, mesmo condenado pelo TRF-3, André do Rap cumpria prisão preventiva no interior de São Paulo até este sábado (10). O traficante foi solto por um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello.

André do Rap é um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de São Paulo, e estava preso desde setembro de 2019.

Condenado em segunda instância e sentenciado a penas que totalizam mais de 25 anos de reclusão, ele foi solto no sábado (12) após a liminar concedida por Marco Aurélio Mello.

Caso André do Rap reabre debate sobre prisão em 2ª instância
Tags: STJ mantém condenaçã - Por unanimidade

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA